Governador Omar Aziz lança programa “Amazonas Alfabetizado” e premia escolas vencedoras do Prêmio de Gestão

1

O governador Omar Aziz lançou, na manhã do último sábado (14), o programa “Amazonas Alfabetizado”, coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e que vai, na fase inicial, alfabetizar 16 mil jovens e adultos, acima de 15 anos, em 28 municípios do Estado. Na mesma ocasião, foram premiadas pelo governador as escolas vencedoras do Prêmio Estadual de Gestão Escolar.

Na ocasião do lançamento do “Amazonas Alfabetizado”, na Escola Estadual Manoel Rodrigues, no bairro Armando Mendes, o governador também anunciou as escolas vencedoras do Prêmio de Gestão Escolar 2013, que neste ano teve como primeiro lugar a Escola Estadual João Bosco Ramos de Lima, de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), que receberá R$ 6 mil e sua gestora viajará para os Estados Unidos para conhecer a gestão administrativa das escolas norte-americanas.

O programa “Amazonas Alfabetizado” atenderá 16 mil pessoas, na etapa inicial, com material e apoio didático para que aprendam a ler, escrever e ter o domínio sobre operações básicas de Matemática. “Uma pessoa que não sabe ler e escrever não é uma pessoa completa, falta alguma coisa, é como se vivesse na escuridão. O que nós queremos aqui é tirar esse cidadão dessa condição e dar a ele a oportunidade de ver o mundo sob outra perspectiva”, destacou Omar Aziz.

Programa Amazonas Alfabetizado beneficiará 16 mil pessoas em 28 municípios do Amazonas.

Programa Amazonas Alfabetizado beneficiará 16 mil pessoas em 28 municípios do Amazonas.

Durante a cerimônia, o governador reforçou, ainda, que o Governo do Estado vai oferecer especialização para seis mil professores da rede pública estadual para melhorar cada vez mais a qualidade da educação, principalmente no ensino fundamental.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, nesta etapa inicial serão atendidas 16 mil pessoas. “Ao participar do curso as pessoas inscritas receberão material didático e a devida assistência para aprender a ler, a escrever e a ter domínio sobre as operações matemáticas básicas. É um trabalho educativo com viés social que contribuirá para qualificação e inclusão social dos adultos atendidos”, afirmou Rossieli Soares.

Com aulas aos sábados e duração de seis meses – abrangendo 240 horas de atividades – o “Amazonas Alfabetizado” será aplicado nos municípios de Alvarães, Amaturá, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Borba, Barreirinha, Benjamin Constant, Beruri, Canutama, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Coari, Iranduba, Itacoatiara, Japurá, Manacapuru, Manaus, Manaquiri, Manicoré, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Silves, Tapauá e Uricurituba. No biênio 2013/2014, a meta da Seduc é alfabetizar 57.596 alunos, distribuídos nos 62 municípios amazonenses.

Escola estadual de Itacoatiara é vencedora do Prêmio de Gestão

Após participar de um processo de avaliação que abrangeu 167 escolas públicas do Amazonas, a escola estadual João Bosco Ramos de Lima, localizada no município de Itacoatiara-AM (distante 270 km de Manaus) foi apontada como vencedora do Prêmio Estadual de Gestão Escolar 2013. O resultado oficial do prêmio, destacando a referida escola, será anunciado pelo governador do Estado, Omar Aziz, no próximo sábado, dia 14 de setembro, às 8h30 em solenidade que acontecerá na escola estadual Manuel Rodrigues de Souza, situada na Rua Itacolomy, s/nº, bairro Armando Mendes (zona leste de Manaus).

Governador Omar Aziz entrega à gestora da escola Senador João Bosco (de Itacoatiara) a premiação pela conquista do Prêmio de Gestão

Governador Omar Aziz entrega à gestora da escola Senador João Bosco (de Itacoatiara) a premiação pela conquista do Prêmio de Gestão

Promovido pelo Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) o Prêmio de Gestão Escolar visa estimular o desenvolvimento da gestão democrática e eficaz na escola, tendo como foco o compromisso com o ensino, com a aprendizagem e com os resultados das avaliações externas; sensibilizar as escolas públicas a implantarem um modelo de gestão focado na excelência de resultados e apoiar o desenvolvimento de uma cultura de auto-avaliação da gestão escolar;

Também são objetivos do prêmio: divulgar e disseminar boas práticas de gestão organizacional nas escolas; e dar evidência às escolas públicas que se destaquem pela competência de sua gestão e por iniciativas e experiências inovadoras e bem sucedidas.

No Amazonas, o Prêmio conta com a mobilização, assessoramento e divulgação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Iniciado o processo, as escolas realizaram a inscrição no site disponibilizado pelo Consed e elaboraram um dossiê contendo a Apresentação, Indicadores de avaliação externa, Autoavaliação, Plano de melhoria e Registro do processo.

Nesta edição, no Amazonas, 167 escolas concluíram o processo de inscrição e tiveram seus dossiês analisados por 17 equipes de avaliadores. Dessas escolas, 17 foram selecionadas pelo comitê de avaliação que escolheu coletivamente seis dossiês com as melhores pontuações para serem encaminhados a visita técnica.

A partir da análise e avaliação, foi apontada como vencedora da atual edição do Prêmio a escola estadual João Bosco Ramos de Lima (Itacoatiara).

Secretário da Seduc, Rossieli Silva e gestoras das escolas com melhores colocações no Prêmio de Gestão.

Secretário da Seduc, Rossieli Silva e gestoras das escolas com melhores colocações no Prêmio de Gestão.

A escola classificada em primeiro lugar, como “Destaque Estadual”, receberá R$ 6 mil e sua gestora viajará para os Estados Unidos para conhecer a gestão administrativa das escolas norte-americanas. As escolas classificadas entre o 2º e o 5º lugar receberam condecorações por participarem no processo do Prêmio de Gestão.

Seguir @seduc_am no Twitter.