Seduc capacita professores de Matemática e Língua Portuguesa tendo como foco a preparação dos alunos para avaliações nacionais

DSC00184

Os Grupos de Trabalho (GTs) de Matemática e de Língua Portuguesa instituídos pela Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc) realizaram na última semana um ciclo de capacitação direcionado a professores da rede pública estadual de Manaus e do interior que lecionam para turmas do 9º ano do ensino fundamental.

A formação teve como objetivo preparar os professores para trabalhar os conteúdos das avaliações de larga escala que ocorrerão no mês de novembro, dentre elas a Prova Brasil, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam).

Em Manaus duas escolas foram utilizadas como pólos para a formação: o Instituto de Educação do Amazonas (IEA) e o Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti)  Elisa Bessa Freire, localizados, respectivamente, no Centro e zona Leste de Manaus.

O IEA recebeu os professores das Coordenadorias 1, 2, 3 e 4, já os professores pertencentes as Coordenadorias 5, 6 e 7 participam da formação no Ceti Elisa Bessa Freire. Nas duas instituições de ensino a capacitação ocorreu nos turnos matutino e vespertino.

Secretário de Educação Rossieli Silva participou da formação para professores do interior, ministrada via Centro de Mídias

Secretário de Educação Rossieli Silva participou da formação para professores do interior, ministrada via Centro de Mídias

Para o professor de Língua Portuguesa da escola estadual Getúlio Vargas, Andson Silva, a formação é primordial, visto que é uma oportunidade para os educadores renovarem suas práticas e conhecerem novas metodologias de ensino. “A capacitação trouxe muitos benefícios para os professores pois analisamos conteúdos de forma criteriosa. Acredito que o que aprendemos contribuirá para as nossas práticas educacionais futuramente”, disse Andson.

A formação foi ministrada pelos Grupos de Trabalho (GTs) de Matemática e Língua Portuguesa instituídos pela Seduc, Os grupos são compostos por 13 professores formados nas áreas específicas. Além dos GTs da Seduc, a capacitação contou com o apoio pedagógico do Sistema Positivo que enviou quatro professores formadores.

Segundo a coordenadora pedagógica regional do Sistema de Ensino Aprende Brasil do Sistema Positivo, Hilda Heller, a parceria com a Seduc tem rendido bons frutos para a formação dos professores do Amazonas. “Nesta etapa, essa parceria tem como objetivo o atendimento às escolas que precisam melhorar a proficiência. Com base no Programa de Intervenção Pedagógica do Amazonas (Pipa) estamos nas escolas do 6º ao 9º ano, colaborando com a Seduc na formação dos professores de português e matemática”, destacou Heller.

Conforme um dos membros do GT de Matemática, professor Eriberto Façanha, o conteúdo da formação compreendeu os principais assuntos abordados nas provas de avaliação. “O conteúdo de Matemática teve os números e operações das matrizes de referência, espaço e forma, grandezas e medidas, álgebra e funções e tratamento da informação. Em Língua portuguesa foi trabalhado leitura e interpretação de texto, gramática, variação linguística, dentre outros”, comentou Façanha.

Além de beneficiar os docentes de Manaus, a capacitação em Matemática é realizada nos dias 19, 24 e 25 de setembro com os professores dos 61 municípios do interior. A formação é ministrada via satélite por meio do Centro de Mídias.

 

A data das aulas destinada aos professores de Língua Portuguesa ainda serão definidas.

Seguir @ no Twitter.