Rede pública de ensino divulga o calendário de atendimento para as matrículas do ano letivo de 2014

IMG_8197

As redes públicas Estadual e Municipal de Educação oferecerão aproximadamente 150 mil novas vagas para o ano letivo de 2014. A informação foi divulgada pelo secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva e pelo secretário Municipal de Educação de Manaus, Pauderney Avelino nesta sexta-feira (22) durante coletiva para imprensa na qual foi apresentado o calendário de atendimento para matrículas do ano letivo de 2014.

As 150 mil novas vagas que serão disponibilizadas correspondem à estimativa de estudantes que não fizeram parte da rede pública até 2013 e que devem ingressar 2014. Conforme o secretário da Seduc, Rossieli Soares da Silva, as novas vagas representam um crescimento de 1,98% na oferta de atendimento da rede estadual. “É um crescimento percentual planejado cuidadosamente pelo Governo do Estado e que atenderá a demanda da cidade de Manaus, levando em consideração o crescimento populacional”, apontou o secretário.

Secretário da Seduc, Rossieli Silva, afirmou que crescimento da oferta de vagas atenderá a demanda da população.

Secretário da Seduc, Rossieli Silva, afirmou que crescimento da oferta de vagas atenderá a demanda da população.

Como em anos anteriores, o procedimento de matrículas será realizado de forma conjunta pelo Governo do Estado, via Seduc e Prefeitura de Manaus, via Semed.

Também como em anos anteriores, em um período que se estende da primeira quinzena de dezembro de 2013 à primeira quinzena de janeiro de 2014, foram estipulados prazos específicos para modalidades diferentes de atendimento educacional.

Na prática, o procedimento de matrículas inicia com o cadastro para os que desejam conseguir vagas em uma das 33 escolas públicas estaduais de tempo integral. “Para os que desejam participar deste processo seletivo (para escolas de tempo integral) o período para inscrição vai de 9 a 13 de dezembro”, é o explica a gerente da Central de Matrículas, Irlanda Araújo.

Edital – Seleção para Escolas de Tempo Integral (Acesse Aqui)

Segundo a gerente, a próxima etapa do processo de matrículas, após a etapa de inscrições para as escolas de etapa é destinada ao atendimento aos estudantes que já fazem parte da rede pública (e estavam regularmente matriculados em 2013). “De 20 de dezembro de 2013 a 7 de janeiro de 2014 é o período destinado aos que procuram rematrículas e transferências, cabendo à pessoa interessada, procurar sua escola de origem”, disse.

Novos Alunos

A etapa seguinte é o para o atendimento a quem vai ingressar na rede pública no ano de 2014, considerados como “novos alunos”.

Para este perfil de público, a Central de Matrículas recomenda que os responsáveis legais pelos estudantes, ou os próprios alunos (se maior de idade), acessem desde já o portal www.matriculas.am.gov.br e façam o seu cadastro.

O atendimento presencial, na qual a pessoa (cadastrada no site ou não) viabilizará sua matrícula será realizado entre 8 e 13 de janeiro de 2014. “Recomendamos que as pessoas, para agilizar o atendimento possam a acessar, desde já o portal, e realizar seu cadastro. Isto dará agilidade ao atendimento presencial”, explicou Irlanda Araújo.

716 postos de atendimento

De acordo com a gerente da Central de Matrículas, no período de atendimento presencial, o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus disponibilizarão todas as suas escolas como postos de atendimento. “Serão 224 escolas da Seduc e 492 escolas da Semed (em Manaus) servindo como postos de atendimento. Ressaltando que todos estes postos estão interligados entre si, o que permite à pessoa, procurar qualquer escola para solicitar a vaga desejada, independente do lugar em que deseja a vaga”, concluiu Irlanda Araújo.

O calendário completo das matrículas e demais informações podem ser acessadas no portal: www.matriculas.am.gov.br

Seguir @seduc_am no Twitter.