Seduc oferecerá 18 cursos no segmento de Tecnologias Educacionais

Cursos atenderão a professores da capital e do interior

Dentre os cursos destacam-se: “Criando e editando vídeos em sala de aula”, “Criando histórias em quadrinho (HQ) com softwares” e “Linux Educacional”.

Viabilizando a utilização de novas tecnologias em prol educação a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio de seu Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan), promoverá no decorrer de 2014, 18 cursos gratuitos destinados a professores, pedagogos e demais profissionais que atuam no apoio pedagógico das escolas da rede estadual de ensino.

Dentre os cursos programados, destacam-se: “Criando e editando vídeo em sala de aula”, “Criando histórias em quadrinho (HQ) com o software Hága Quê”, “Tutoria em Educação a Distância para cursos em Ambiente Virtual de Aprendizagem”, “Linux Educacional”, “Introdução a Educação Digital”, “Redes de Aprendizagem”, “Utilizando mapas conceituais em sala de aula”, “Ensinando e aprendendo com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)”, dentre outros.

Organizados e ministrados por técnicos do Programa Nacional de Tecnologia na Educação (Proinfo) a expectativa da Seduc é atender mais de quatro mil professores na capital e no interior do Amazonas.

De acordo com a representante da Seduc e coordenadora estadual do Núcleo de Tecnologias Educacionais, professora Janice Torres, o ciclo de capacitações foi iniciado com a oficina sobre “Lousas Digitais” e as inscrições para os demais cursos podem ser requisitadas pelos educadores. “Informações sobre o cronograma de cursos, período de aplicação, conteúdo que serão abordados e inscrições podem ser adquiridas no Centro de Formação Padre José de Anchieta – localizado na Avenida Waldemiro Lustosa, nº 250, bairro Japiim 2 (em prédio anexo à sede da Seduc) ou ainda por meio dos telefones 3237-8286 e 9618-8291”, informou.

Segundo Janice Torres o objetivo do programa de capacitações é oportunizar aos profissionais da educação o uso das tecnologias da informação e da comunicação na sala de aula. “A proposta é fazer com que os educadores utilizem os recursos tecnológicos de forma pedagógica. A intenção não é apenas disponibilizar ferramentas tecnológicas, mas capacitar os professores para utilizarem essas tecnologias a fim de conduzir uma aula de qualidade. Hoje, os alunos não se contentam apenas com as aulas na lousa, com um único livro didático em todo o ano letivo, eles querem interagir com essa modernidade”, afirma.

Segundo Janice Torres as inscrições serão abertas ainda no mês de fevereiro para os cursos: Linux Educacional, Introdução à Educação Digital e Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs. O início destas oficinas está programado para o próximo dia 10 de março.

Cursos e Oficinas programados pela Seduc:

 

Cursos e Oficinas

Carga Horária

Tutoria em EaD para cursos em Ambiente Virtual de Aprendizagem e-Proinfo

40h

Linux Educacional

40h

Introdução à Educação Digital

60h

Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs

60h

Elaboração de Projetos, utilizando  as tecnologias

40h

Redes de Aprendizagem

40h

Oficina 01: Utilizando o Projetor Multimídia Proinfo + Lousa Digital

20h

Oficina 02: Lousa Digital Proinfo

20h

Oficina 03: Utilizando mapas conceituais em sala de aula com CMAP TOOLS

12h

Oficina 04: Criando histórias em quadrinho (HQ) com o software

 Hága Quê

12h

Oficina 05: Criando e editando vídeo em sala de aula.

12h

Oficina 06: Utilizando o software G Compris como reforço escolar

20h

Oficina 07: Tablet Educacional na Escola

20h

Curso: Uso dos recursos pedagógicos do notebook do Professor

20h

Palestra “Utilização das Mídias como ferramenta didática:

um espaço de reflexão e ação”.

2h

Palestra “O uso de Portais Educacionais em sala de aula”

2h

Projeto Piloto: GCompris na Matemática, Ciências Naturais e

Língua Portuguesa

160h

Seguir @seduc_am no Twitter.