SEDUC lança, na próxima quarta-feira, a 1ª Olimpíada de Língua Portuguesa do Amazonas

CHAMADA olpam

Com o tema “Registrando discursos midiáticos e narrativas do cotidiano amazonense”, a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) está com inscrições abertas para a I Olimpíada de Língua Portuguesa do Amazonas (OLPAM). As inscrições podem ser feitas no site da SEDUC na internet: www.educacao.am.gov.br até o dia 2 de maio.

De forma inédita na rede estadual do Amazonas, a Olimpíada é coordenada pelo Departamento de Políticas e Programas Educacionais e tem o objetivo de fortalecer, nos estudantes, uma cultura de valorização dos registros locais, utilizando-se de discursos midiáticos e narrativas do cotidiano amazonense.

A competição faz parte da política de incentivo à prática da leitura e da produção textual, desenvolvida pela SEDUC e destinada aos estudantes da Educação Básica, incentivando a criatividade e a expressão dos estudantes na produção dos gêneros propostos.

Acesse aqui o Regulamento

Acesse aqui a FICHA DE INSCRIÇÃO

A ficha de inscrição deve ser enviada para o e-mail olpam@seduc.net

Inscrições

As inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa do Amazonas são gratuitas e deverão ser efetivadas pelo gestor da escola na qual o estudante está matriculado ou pelo profissional por ele designado, até 2 de maio de 2017. O regulamento da Olimpíada está no endereço eletrônico: www.educacao.am.gov.br. A ficha de inscrição deve ser encaminhada ao Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), localizado na avenida Waldomiro Lustoza, nº 250, bairro Japiim II, na sede da SEDUC, atendendo aos requisitos estabelecidos no regulamento.

Etapas

Conforme regulamento proposto, a olimpíada será realizada em três etapas: escolar; distrital/regional; e estadual, contemplando os ensinos Fundamental I e II (3º ao 9º ano), Médio, Projeto Avançar (Fase I e II), EJA (ensino fundamental e médio), Educação Indígena e Educação do Campo.

Atendendo às necessidades de produção de variados gêneros textuais, a I OLPAM propõe alguns gêneros que abordem a temática “Registrando discursos midiáticos e narrativas do cotidiano amazonense”.

O professor regente deverá orientar os estudantes na produção de textos de autoria exclusiva de cada estudante, conforme o ano escolar, observando os seguintes gêneros:

Gêneros Anos Escolares
Desenho 3º e 4º anos do Ensino Fundamental (Ensino Regular; Projeto Avançar – Fase 2; EJA  1º Segmento: Fase 1 e 2; Educação do Campo e Educação Escolar Indígena).
Poema 5º e 6º anos do Ensino Fundamental (Ensino Regular; Projeto Avançar – Fase 3; EJA  1º Segmento: Fase 2 e 2º Segmento: Fase 1; Educação do Campo e Educação Escolar Indígena).
Conto

7º e 8º anos do Ensino Fundamental (Ensino Regular, Projeto Avançar – Fase 4; EJA – 2º Segmento: Fase 1 e 2;

EJA (Presencial com Mediação Tecnológica – 2º Segmento: Fase 1 e 2; Educação do Campo e Educação Indígena).

Crônica 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio (Ensino Regular; EJA Regular/Presencial com Mediação Tecnológica – 2º Segmento: Fase 2 e Fase 1 do EM; Educação do Campo e Educação Indígena).
Documentário 2ª e 3ª série do Ensino Médio (Ensino Regular; EJA Regular/Presencial com Mediação Tecnológica: Fase 1 e 2; Educação do Campo e Educação Indígena).

 

Lançamento

O lançamento oficial da 1ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa do Amazonas será realizado no dia 5 de abril, no Centro Cultural Thiago de Mello, localizado na Avenida Autaz Mirim, nº 9018, bairro Amazonino Mendes, Zona Leste de Manaus. A abertura será a partir das 8h.