SEDUC divulga lista dos vencedores da I Olimpíada de Língua Portuguesa do Amazonas

olimpiada

A Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) divulga o resultado final da I Olimpíada de Língua Portuguesa do Amazonas (OLPAM 2017). A OLPAM teve como tema “Registrando discursos midiáticos e narrativas do cotidiano amazonense”, e participaram alunos da rede estadual de ensino da capital e do interior.

O concurso contou com cinco gêneros: Desenho, Poema, Conto, Crônica e Documentário. O diferencial foi acrescentar os gêneros desenho, além de crônica e documentário que foram apresentados como produto audiovisual, incentivando a utilização das mídias e o desenho valorizando as artes plásticas. Os alunos vencedores serão convidados em data ainda a ser definida, para comparecerem à sede da SEDUC e receberem as devidas premiações.

A OLPAM 2017 é um programa da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (SEDUC) sendo coordenado pelo Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe) e com o objetivo de melhorar a leitura, oralidade e escrita nas escolas da rede, além despertar nos estudantes a valorização da cultura por meio de registros locais, por meio de discursos midiáticos e narrativas do cotidiano amazonense, resgatando histórias, fazendo pesquisas. Os alunos entrevistaram pessoas da sua própria comunidade, o que permitiu de alguma forma que ocorresse o desenvolvimento sociocultural.

O concurso foi dividido em três etapas: Escolar, Distrital/Regional e Estadual. Na primeira etapa, a escola selecionou cinco textos (um de cada gênero) para concorrer com na etapa seguinte. Na etapa Distrital/Regional, os textos enviados pelas escolas foram analisados e novamente o melhor texto de cada gênero foi selecionado e classificado para a etapa Estadual. Nesta etapa, a comissão julgadora, organizada e coordenada pelo Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), da SEDUC, selecionou os três melhores textos de cada gênero, e após uma análise criteriosa, que teve como itens a serem avaliados a fidelidade à temática proposta, adequação ao gênero, marcas de autoria e criatividade, foram escolhidos os vencedores.

Na primeira edição da Olimpíada de Língua Portuguesa do Amazonas os alunos do interior se destacou e venceu em quatro dos cinco gêneros: Desenho, Poema, Conto e Documentário.

A coordenadora da OLPAM 2017, Francisca França, falou sobre o objetivo do concurso. “O concurso não é um caça-talentos. O objetivo é envolver a comunidade escolar e melhorar a escrita, a pesquisa envolvendo a comunidade escolar interna e externa. Isso torna o aluno mais ativo na produção textual, até mesmo na convivência, perdendo a timidez” disse a coordenadora.

Participou do concurso estudantes e professores da Rede Estadual de Ensino Regular e Modalidades da Educação Básica, em consonância com os gêneros concorridos, a seguir:

GÊNEROS

ANOS ESCOLARES

Desenho 3º e 4º anos do Ensino Fundamental (Ensino Regular; Projeto Avançar – Fase 2; EJA  1º Segmento: Fase 1 e 2; Educação do Campo e Educação Escolar Indígena).
Poema 5º e 6º anos do Ensino Fundamental (Ensino Regular; Projeto Avançar – Fase 3; EJA  1º Segmento: Fase 2 e 2º Segmento: Fase 1; Educação do Campo e Educação Escolar Indígena).
Conto

7º e 8º anos do Ensino Fundamental (Ensino Regular, Projeto Avançar – Fase 4; EJA – 2º Segmento: Fase 1 e 2;

EJA (Presencial com Mediação Tecnológica – 2º Segmento: Fase 1 e 2; Educação do Campo e Educação Indígena).

Crônica 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio (Ensino Regular; EJA Regular/Presencial com Mediação Tecnológica – 2º Segmento: Fase 2 e Fase 1 do EM; Educação do Campo e Educação Indígena).
Documentário 2ª e 3ª série do Ensino Médio (Ensino Regular; EJA Regular/Presencial com Mediação Tecnológica: Fase 1 e 2; Educação do Campo e Educação Indígena).

1º LUGAR

Desenho

Título:

Gestora: Adriana da Costa Ferreira

Professor: Roberto do Nascimento Ferreira

Aluna: Emilly  Thamires Souza de Souza

Ano: 4º ano/Ciclo

Escola: Escola Estadual Leopoldo Naves

Coordenadoria: CRE de Manacapuru

Poema

Título: “Sou filha dessa terra”

Gestor: José Raimundo Magalhães da Silva