“Tenho um sentimento de bastante alegria em poder fazer desse projeto uma escada de sucesso que possa servir de conhecimento para eles”

Aldenize Pinto

A educação é considerada um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação e para a vida do ser humano, pois é através da produção de conhecimentos que um país cresce e as pessoas fogem da marginalidade e do mundo do crime. Embora ainda tenhamos dificuldades para manter alunos dentro da escola, professores e gestores têm um papel importante e fundamental na vida de uma família.

Durante pesquisas feitas para encontrar professores nota 10, tivemos um índice bastante revolucionário dentro da rede pública estadual de educação do Amazonas. Projetos de professores inovadores e com o coração cheio de ideias e amor.

Mas o que pensar desses professores tão criativos e cheio de amor para dar? Eles querem mudar o mundo, ou eles querem mudar o coração de um aluno? É assim que esses mestres de excelência pensam em fazer o diferente dentro da escola.
Aos 42 anos, a professora Aldenize Pinto de Melo do Nascimento, natural da cidade de Manaus, vem ministrando com maestria a disciplina de Filosofia na Escola Estadual de Tempo Integral Professora Lecita Fonseca Ramos, localizada na Zona Norte da capital, dando resultados exemplares e que tem dado o que falar na escola.

Desde que iniciou o trabalho, a professora lança mão de diversos recursos didáticos que encantam e conquistam seus alunos. A partir da visualização direcionada de filmes no auditório da escola, a docente promove saídas da sala de aula para aulas externas. Ao pé de uma árvore, ela propiciar discussões e debates capazes de promover o pensamento crítico entre os discentes.

A ideia foi tão boa que logo os demais colegas uniram-se a ela e iniciaram um trabalho coletivo e articulado, unindo diversas áreas de conhecimento. A esse trabalho a professora uniu ferramentas tecnológicas no processo de avaliação como o Formulário da Google, dinamizando os testes, otimizando o tempo de correções das provas e dando ao processo ares de novidade. Parte desse trabalho são as discussões em torno da bioética, a partir do enredo do filme Homem de Ferro III. A articulação da Filosofia com componentes como História, Biologia, Língua Portuguesa, Matemática, Raciocínio Lógico, Química e Física fez com que os alunos percebessem que o conhecimento não é fragmentado e está intrinsecamente ligado, mostrando os aspectos inter e transdisciplinares dos conteúdos. Por seu espírito empreendedor e inovador, ela é a personagem do “Professor Nota 10!” desta semana.

“Tenho um sentimento de bastante alegria em poder fazer desse projeto, uma escada de sucesso que possa servir de conhecimento para eles, a educação e projetos diferenciados dentro da escola, é fundamental para evolução de nossos alunos”, diz a professora Aldenize Pinto.