SEDUC-AM realiza o “Dia da Escolha” da disciplina eletiva nas escolas bilíngues em Manaus

Dia da Escolha 3

A Gerência do Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC-AM) realizou o “Dia da Escolha” da disciplina eletiva em quatro escolas de atendimento bilíngue em Manaus. Os alunos votaram na disciplina de sua preferência.

A ação possibilita ao corpo docente e estudantes a participação efetiva ao processo de sugestão e escolha de uma disciplina eletiva que mais se adéqua às necessidades e interesses do público daquele contexto escolar. O dia da escolha aconteceu nos dias 29 e 30 de novembro, nas escolas estaduais de tempo integral Áurea Pinheiro Braga (Compensa, Zona Oeste), Gilberto Mestrinho de Medeiros Raposo (Educandos, Zona Sul), Professor Djalma da Cunha Batista (Japiim, Zona Sul) e José Carlos Mestrinho (Crespo, Zona Sul).

“O processo de escolha de disciplinas eletivas é de extrema importância nas escolas bilíngues, pois possibilita uma diversidade de experiências que enriquecem e ampliam o conhecimento do aluno nas mais diversas áreas de conhecimento e à língua estrangeira”, destaca a técnica da Gerência de Ensino Médio Hemelly Areias, que acompanhou a ação nas escolas .

O processo de escolha valorizar o protagonismo juvenil e a construção do projeto de vida para a formação do aluno nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais, conforme propõe a Lei no Novo Ensino Médio nº 13.415/2017.

Objetivo da disciplina eletiva – O principal objetivo é sensibilizar a potencialidade dos estudantes ao conhecimento, oportunizando-os a amplitude de cenários que valorizam a atuação do aluno no processo, o protagonismo juvenil e a construção do projeto de vida.

Escolas Bilingue Participantes – As quatro são escolas estaduais de tempo integral, os EETI, que participaram do dia da escolha foram: EETI Áurea Pinheiro Braga, na Zona oeste de Manaus, EETI Gilberto Mestrinho de Medeiros Raposo, na Zona sul de Manaus, EETI Professor Djalma da Cunha Batista, na Zona leste de Manaus e a EETI José Carlos Mestrinho, na Zona Sul de Manaus.

Disciplinas eletivas escolhidas por escola

  • EETI Áurea Pinheiro Braga – Disciplina “Educação Financeira”;
  • EETI Gilberto Mestrinho de Medeiros Raposo – Disciplina “Uso de tecnologias em língua Inglesa”;
  • EETI Professor Djalma da Cunha Batista – Disciplina “Conversação e Oralidade”;
  • EETI José Carlos Mestrinho – Disciplina “Educação Financeira”.