Aluna da rede estadual vai representar o Amazonas no Programa Jovem Senador, em Brasília

Aluna Esthefane Feitosa

A estudante passará uma semana vivenciando o trabalho dos parlamentares no Congresso Nacional

A estudante Esthefane Feitosa de Barros, da Escola Estadual Ruy Alencar, localizada na zona norte de Manaus, irá representar o Amazonas, em Brasília, por meio do Programa Jovem Senador, que simula a vivência de um parlamentar no Congresso Nacional. A aluna foi selecionada pelo concurso de redação, onde concorreu a mais de 60 atividades de estudantes de todo o estado. 

Estephane conquistou a vaga com sua redação cujo tema era 200 anos de independência: lições da história para a construção do amanhã”, fazendo uma analogia à política e à história do Brasil. A estudante se baseou em pesquisas e contou com o auxílio do orientador e professor de Língua Portuguesa, Elianai Castro.  

No fim do mês de junho, ela e mais 26 estudantes de Ensino Médio das escolas públicas estaduais – sendo um de cada estado e um do Distrito Federal – vão se reunir nas comissões e no Plenário para apresentar, discutir e aprovar sugestões que podem, futuramente, tramitar como Projetos de Lei (PL), caso sejam acolhidas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Com sua primeira experiência na vida parlamentar por vir, Esthefane comenta a importância de debater política na escola. “Eu fico muito feliz e ansiosa com tudo. Por conta do “Jovem Senador”, outros participantes puderam começar a entrar na carreira política, e eu já tinha interesse nisso, saber mais como funciona e ingressar nesse meio. Então, falar sobre política na escola é muito importante, pois os jovens são futuro do Brasil e precisam ter esse conhecimento”, pontua Esthefane.

Elianai, orientador da estudante, reforça que o processo foi difícil, mas a dedicação de Esthefane fez o diferencial. “Com o apoio da escola, dos professores das demais disciplinas e do gestor pudemos passar pelo processo de uma forma mais fácil. Em relação à viagem, a ansiedade faz parte do processo de conquista, mas eu espero que seja uma semana muito proveitosa para todos”, reitera.

Premiação – Os alunos selecionados para irem até a capital federal terão experiência vivencial em Brasília como jovens senadores, com todas as despesas pagas pelo Senado Federal, e receberão diploma de posse como Jovem Senador 2022, além de certificado de participação no concurso de redação.

Os professores orientadores também terão a vivência em Brasília, com despesas pagas pelo Senado Federal, e com participação em cursos especialmente desenvolvidos para que possam aprofundar seus conhecimentos sobre o trabalho legislativo. Eles receberão, ainda, certificado de participação no concurso de redação.

FOTOS: Eduardo Cavalcante/Seduc-AM