Alunos da rede estadual se dedicam a ações de prevenção contra dengue, em Manaus

WhatsApp Image 2021-04-08 at 17.13.00(1)(1)
Professoras usam vídeos de fantoche para ensinar de forma lúdica

 

Os alunos do 1º ano da Escola Estadual (EE) Benício Leão, na zona sul de Manaus, estão empenhados em manter as famílias e a vizinhança livre da dengue. Orientados pelas professoras Assunta Torres e Daniele Carvalho, os 56 alunos das duas turmas da unidade escolar estão focados em tirar a água dos pratinhos dos vasos, manter tampadas as caixas d’água e descartar o lixo ou materiais que possam conter água parada e evitar a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue.

 

A professora Daniele Carvalho conta que, com o apoio da gestão e equipe pedagógica da escola, a ação é realizada todos os anos. “Não poderíamos deixar de fazer, mesmo em ensino remoto. Temos notícias dos casos de dengue no estado e acredito que a prevenção é importante, principalmente nesta época de chuvas”, diz.

 

Cada turma foi dividida em quatro grupos de sete alunos e cada grupo teve um trabalho diferente. O grupo 1, por exemplo, ficou responsável por desenhar e pintar ações de prevenção à dengue. O grupo 2 precisou desenhar o ciclo de vida do mosquito.

 

Os grupos 3 e 4 tiveram como trabalho gravar um vídeo de 30 segundos fazendo algumas das ações de prevenção e recitando um verso do poema “O Cordel Contra a Dengue”, respectivamente.

 

A artesã Adriana Souza, mãe da estudante Ana Clara, percebeu que a filha passou a ter mais atenção em casa. “Ela teve o auxílio dos pais para fazer as atividades e costuma sempre cuidar das plantinhas, sem deixar água parada”, frisa, sobre a filha de 6 anos.

 

As fotos das atividades desenvolvidas pelos alunos deram origem a um vídeo postado nas redes sociais da EE Benício Leão para estimular que toda a comunidade tenha os cuidados necessários com a reprodução dos mosquitos e aumento de casos de dengue.

FOTO: Divulgação/Seduc-AM