Alunos da rede pública estadual participam do Campeonato Brasileiro Escolar de Atletismo

comitiva atletas amazonenses_arquivo pessoal (2)

O Amazonas esteve representado no 4° Campeonato Brasileiro Escolar de Atletismo com sete estudantes-atletas da rede pública estadual de ensino. A competição ocorreu em Brasília entre os dias 21 e 22 de março, é promovida pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e contou com a participação de mais de 300 alunos de todo país. O Amazonas saiu da competição com duas medalhas de bronze, conquistadas nas modalidades de salto triplo e lançamento de dardo. 

Entre as modalidades disputadas pelos alunos amazonenses estão: lançamento de martelo, lançamento de disco, lançamento de dardo, salto em altura, salto triplo, 400 metros com barreira, arremesso de peso, entre outros. O estudante da Escola Estadual Petrônio Portela, Mateus Borges, de 16 anos, que conquistou a medalha de bronze na modalidade de salto triplo, falou sobre a competição e a expectativa para o futuro.

“O nível da competição foi muito forte, por isso que a sensação de quando ganhei a medalha foi de realização. Para os próximos campeonatos, só busco melhorar, pois ainda não cheguei na minha marca esperada. Vou treinar muito, porque preciso estar melhor para o Brasileiro sub-18, que é o meu maior objetivo”, afirmou o adolescente. 

A maioria dos estudantes-atletas são oriundos do Clube de Atletismo do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, que agrega ainda outras quatro escolas da rede estadual. O projeto, que hoje conta com mais de 30 atletas, teve início em 2021 e proporciona uma rotina intensa de treinos. 

De acordo com o professor e treinador João Monteiro, representante da coordenadoria de Educação Física e Artes da Secretaria de Educação, os alunos se dedicam aos treinos de segunda a sexta, em trabalhos específicos. 

“Eles são muito focados na preparação. Treinam a semana inteira e, às vezes, até no sábado. Nossos trabalhos acontecem tanto na Vila Olímpica, quanto na própria escola (Ceti Elisa Bessa). Nosso objetivo é prepará-los para que se desempenhem bem nas competições nacionais”, ressaltou.  

O campeonato também marcou a qualificação para o Campeonato Mundial Escolar de Atletismo, que será realizado na cidade de Trabzon, na Turquia, no período de 19 a 26 de junho de 2023. Para a professora Marleide Borges, integrante da comitiva e líder da equipe feminina, os resultados dos estudantes-atletas amazonenses foram promissores. 

“A competição exigiu dedicação máxima dos nossos atletas. Viemos, conquistamos medalhas e voltamos com mais experiência para os próximos campeonatos. O atletismo no Amazonas tem um futuro vitorioso se depender desses atletas. Nosso trabalho continua”. 

Rede estadual presente

Na competição, participaram atletas de escolas de todas as modalidades de ensino da Secretaria de Estado de Educação e Desporto. Entre as unidades de ensino com representantes, estavam: Escola Estadual (E.E.) Petrônio Portela, E.E. Vasco Vasques, Ceti Sérgio Pessoa, E.E. Áurea Pinheiro Braga, Eeti Garcitylzo do Lago e Silva, E.E. Julio César de Moraes Passos e E.E. Roberto dos Santos Vieira. 

O Campeonato Brasileiro Escolar de Atletismo aconteceu logo depois da Copa Amazônica de Velocidade, Lançamentos e Arremesso, realizada em Manaus, em que o Clube de Atletismo Ceti Elisa Bessa Freire conquistou 36 medalhas, entre 20 ouros, 11 pratas e 5 bronzes. 

FOTOS: Arquivo Pessoal