Amazonas teve dois representantes na 9ª edição do “Respostas para o Amanhã”

Foto- Euzivaldo Queiroz- Seduc-AM (121)

Amazonas teve dois representantes na 9ª edição do “Respostas para o Amanhã”

O prêmio “Respostas para o Amanhã” é uma iniciativa conhecida por estimular alunos e professores da rede pública a desenvolverem  soluções para problemas locais por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Em sua 9ª edição, o Amazonas teve motivos de sobra para comemorar, isto porque, os projetos de duas escolas estaduais dos municípios de Manacapuru e Coari, foram selecionados para representar o Amazonas.

O projeto “Micro Estação de Tratamento de Água Domiciliar Portátil”, do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Manuel Vicente Ferreira Lima, no município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus), foi um dos 20 finalistas da edição. O projeto foi desenvolvido como uma solução para comunidades sem acesso à água potável e que, muitas vezes, estão expostas ao consumo de água contaminada com substâncias tóxicas, podendo causar grandes riscos à saúde da população local.

Segundo Fábio Carnielo, professor de Biologia e orientador da equipe, diz que apesar da dificuldade para realizar o processo de inscrição e participar das outras fases do prêmio devido a conexão com a internet, estar entre os 20 finalistas e representar o Amazonas já é uma vitória.

“É muito gratificante representar o estado e o nosso município, nos classificamos entre os melhores do Brasil, e mesmo com todas as dificuldades, hoje só agradeço pois conseguimos proporcionar aos nossos estudantes uma experiência incrível que foi conhecer os projetos de inúmeras escolas públicas”, disse o professor.

Já o projeto “Fogão Híbrido (FH01) potencializando a economia no consumo do gás de cozinha” da Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré, no município (a 68 quilômetros de Manaus) também foi um dos destaques do prêmio e alcançou um feito inédito, ficando entre os nove finalistas.

Em 2020, a unidade de ensino já havia sido selecionada para o prêmio, com o projeto “Máscara Canguru” que trabalhou no aperfeiçoamento de máscaras de pano, deixando-as mais seguras e possibilitando que sejam utilizadas por médicos, enfermeiros e equipe hospitalar de Manacapuru, no enfrentamento à Covid-19. Ao serem finalizadas, as máscaras foram distribuídas entre a equipe médica do município.

Respostas para o Amanhã

O Solve For Tomorrow está no Brasil desde 2014 e, na edição atual, tem uma programação diversa composta por webinars, workshops e mentorias para ajudar os participantes a alcançarem seus objetivos, aplicando possíveis melhorias a seus projetos. No total, a iniciativa já envolveu mais de 168.559 estudantes, 36.420 professores e 6.049 escolas públicas. E em 2022, registrou um aumento de 65% no número de alunos inscritos, em comparação ao ano anterior.

A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e à Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a coordenação geral do Cenpec.

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Seduc- AM