Amazonenses partem em busca do ouro nos Jogos Estudantis em MG

Os Jogos Estudantis Brasileiros 2008 (JEBS) terão início nesta segunda-feira (22) com as disputas na categoria infantil sendo realizadas em Poços de Caldas-MG.

Nesta etapa, uma comitiva de 53 estudantes da rede pública estadual/Seduc estará na cidade disputando medalhas nas modalidades de judô, natação, tênis de mesa, atletismo, futsal feminino, e handebol masculino e feminino.

As equipes escolares selecionadas para as disputadas nacionais foram as primeiras colocadas nos Jogos Estudantis do Amazonas, realizados em agosto e tiveram passagens e diárias financiadas pelo Governo do Estado.

Conforme a coordenação de Educação da Secretaria de Estado de Educação, esta é uma das maiores comitivas amazonenses que parte para as disputas nacionais. Além dos 53 estudantes que participará dos jogos na categoria infantil em Poços de Caldas, uma outra delegação representando o Amazonas participará, em novembro das disputas no nível juvenil em João Pessoa , Paraíba.

De acordo com o coordenador de Educação Física da Seduc, professor Ivo Carneiro, uma das gratas surpresas é a participação expressiva de equipes do interior do Estado nos Jogos Nacionais. “Dentre os 53 estudantes que disputaram as modalidades em Minas Gerais , temos equipes escolares de Barreirinha, Urucurituba, Novo Aripuanã, Iranduba, Parintins, Nhamundá, Manacapuru e Manaus. Todos os estudantes foram selecionados por conquistarem as primeiras colocações no JEAS 2008”, informou.

Ivo Carneiro mencionou que as equipes que representarão o Amazonas nos JEBS estão treinando de forma intensiva e, segundo ele, por terem um bom nível técnico, todas têm chances de trazer medalhes para o estado. “O Amazonas será bem representado e estamos confiantes na conquista de medalhas”, disse.

Viagens

A coordenação de Educação Física da Seduc explicou que os JEBS serão realizados no período de 22 a 28 deste mês e os estudantes viajam para Minas Gerais acompanhando o cronograma de disputas.

Neste último sábado (20) as equipes de handebol feminino, da escola estadual Ernesto Penafort (Manaus) e de handebol masculino, da escola estadual Vicente Telles (Manaus) viajaram para a cidade mineira.

Na véspera da viagem, a equipe de feminina da escola Ernesto Penafort foi recebida pelo secretário da Seduc, Gedeão Amorim e recebeu o apoio na participação nos Jogos.

Participação da Rede Pública de Educação nos JEBs – Infantil 

Modalidades

Escolas

Municípios

1000m rasos (feminino)

E.E.N. Sra do Carmo

Parintins

Lançamento de dardos (feminino)

E.E. Maria Belém

Barreirinha

Lançamento de disco (feminino)

E.E. Maria Arruda

Urucurituba

75 metros rasos (masculino)

E.t. Julieta Lopes

Novo Aripuanã

250 metros rasos(masculino)

E.E Isaías Vasconcelos

Iranduba

Salto em distância (masculino)

E E. Carlos Pinho

Manacapuru

1000m rasos (masculino)

E.E. Gilberto Mestrinho

Nhamundá

Lançamento de dardos (masculino)

E.E. Padre Seixas

Barreirinha

Futsal Feminino

E.E. D. João de S. Lima

Manaus

Handebol feminino

E.E. Ernesto Penafort

Manaus

Handebol masculino

E E. Vicente Telles

Manaus

Judô (feminino)

Colégio da PM

Manaus

 Judô (masculino)

 

 

Colégio da PM / Esc. Getúlio Vargas e Esc. Antenor Sarmento

        Manaus

 

 

 Natação

 

 

Esc. Est. Sebastião Norões / Esc. Antenor Sarmento / Esc. Dom Jackson Damasceno

        Manaus

 

 

Tênis de mesa (feminino)

E.E Francisca Botinelly

Manaus

*Fonte: Coordenação de Ed. Física/Seduc