Após intensificação, trabalhadores da rede estadual começam a tomar 2ª dose da vacina contra Covid-19, em Manaus

FOTO Arthur Castro-Secom 1

Ação acontece nesta quarta-feira (11/08), em todos os 27 postos de imunização espalhados pela capital

O Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus intensificaram, nesta quarta-feira (11/08), a segunda dose da vacina contra a Covid-19 para os servidores da Educação da rede estadual, na capital. A ação visa o retorno seguro das atividades 100% presenciais, anunciado para os dias 23 de agosto, em Manaus, e 8 de setembro, no interior; e antecede a imunização dos estudantes de 12 a 17 anos, que inicia na sexta-feira (13/08), na capital e em outros 11 municípios do estado.

A intensificação da segunda dose para os servidores da Educação está acontecendo nos 27 postos de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), espalhados por toda a capital amazonense.

A professora Débora Barbosa, da Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Djalma da Cunha Batista, optou por tomar o imunizante no posto do Studio 5 Shopping e Convenções, na zona sul de Manaus. Para a profissional, que tomou a primeira dose da vacina em junho deste ano, a intensificação da imunização da categoria reforça o sentimento de segurança para o retorno às atividades 100% presenciais na capital.

FOTO Arthur Castro-Secom 6

“A segunda dose, tanto para nós, professores, quanto para os servidores da escola, vai ser uma garantia de segurança ainda maior. Acredito, também, que a primeira dose dos adolescentes vai trazer conforto para os pais, para nós voltarmos 100%”, afirmou Débora.

Colega da servidora, a também professora Nara Nascimento foi uma das vacinadas nesta sexta-feira. “Acredito que a gente está sendo valorizado como trabalhador da Educação. É um sentimento de gratidão mesmo, e respeito por todos os profissionais. Fico muito feliz por esta oportunidade de, hoje, estar tomando a segunda dose”, disse Nara.

Protocolos – Mesmo com a segunda dose do imunizante aplicada, e a posterior vacinação dos adolescentes, é importante manter as medidas de segurança em saúde, como o uso de máscara e álcool em gel, lembrou a gestora da Escola Estadual (EE) Divina Providência, Bárbara Kely. Ela, ao lado de um grupo de servidores da unidade de ensino, também se imunizou no Studio 5.

FOTO Arthur Castro-Secom 3

“As nossas escolas estão preparadas para receber as crianças, o grupo total, com dispensers de álcool em gel em toda sala de aula. É muito importante que os pais e responsáveis orientem os filhos a continuar se protegendo”, pontuou Bárbara.

Secretária escolar da EE Divina Providência, Patrícia Ambréia ressaltou a importância de se concluir o ciclo vacinal contra a Covid-19. “A segunda dose representa, para mim, segurança, pois a primeira é para a gente começar a produzir os anticorpos, e ela só vai se efetivar se a gente tomar a segunda, para completar [essa primeira]. Nós só vamos nos sentir seguros, e ter a imunidade que precisamos contra esse vírus, tomando a segunda”, finalizou.

Adolescentes – Além da intensificação da vacinação dos servidores da Educação, o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus anunciaram a imunização de adolescentes de 12 a 17 anos, na sexta-feira (13/08) e no sábado (14/08), conforme o cronograma: no dia 13, adolescentes com comorbidades, grávidas, puérperas e com deficiência; e, no dia 14, adolescentes sem comorbidades.

FOTO Arthur Castro-Secom 2

A ação vale para a capital e para os municípios de Parintins, Benjamin Constant, Itapiranga, São Gabriel da Cachoeira, Santo Antônio do Içá, Jutaí, Iranduba, Tefé, Barreirinha, Silves e Japurá. Estudantes dos municípios que não foram contemplados com a vacinação devem ficar atentos ao calendário de imunização das suas cidades.

Retorno – O Governo do Amazonas confirmou o retorno das aulas 100% presenciais no estado. Os estudantes de Manaus voltam no dia 23 de agosto, enquanto os alunos do interior retornam em 8 de setembro.

FOTO Arthur Castro-Secom 4

FOTOS: Arthur Castro/Secom