‘Aula em Casa’ ganha programação educativa especial, a partir de sexta (07/08)

FOTO Cleudilon Passarinho 03

Novidade é fruto de parceria entre a Secretaria de Educação e o projeto “Vamos Aprender”

Os alunos da rede pública estadual do Amazonas contarão com nova programação educativa, a partir de sexta-feira (07/08), na grade do “Aula em Casa”. Todas as sextas-feiras, sempre às 8h, nos canais 2.2, 2.3 e 2.4 da TV Encontro das Águas, estarão disponíveis conteúdos do projeto “Vamos Aprender”. Além das transmissões por tevê aberta, a novidade poderá ser conferida também na plataforma Saber+, no link www.sabermais.am.gov.br.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Desporto e o Projeto, desenvolvido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) – com apoio das fundações Lemann e Roberto Marinho, do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb) e da Unesco. A ação visa minimizar os impactos da pandemia na educação pública do Amazonas, oferecendo aos estudantes alternativas de aprendizagem não-presencial.

“O ‘Aula em Casa’ foi essencial para darmos continuidade ao ano letivo de 2020, durante o período de isolamento social. Agora, com a proximidade da volta às aulas presenciais, em Manaus, ele será ainda mais importante. Por isso, é essencial que tenhamos, aliados ao trabalho pedagógico desenvolvido pela secretaria, conteúdos de extrema qualidade para transmitirmos aos alunos, como é o caso da programação educativa do ‘Vamos Aprender’. Estamos ansiosos para lançarmos essa parceria”, afirmou o secretário de Educação em exercício, Luis Fabian Barbosa.

De acordo com o presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, a iniciativa é uma maneira de criar momentos para que as crianças tenham uma rotina e continuem sendo estimuladas a aprender: “Essa é uma estratégia que os municípios podem adotar neste momento que estamos vivendo, no qual as aulas estão suspensas em função da pandemia. A televisão tem um potencial muito grande: nas cidades maiores, sabemos a força que tem e, nas menores, muitas vezes é o veículo mais utilizado”.

Programação – O “Vamos Aprender” disponibiliza, gratuitamente, programas educativos para redes de ensino com conteúdo dirigido a estudantes de todas as etapas da educação básica: Educação Infantil e ensinos Fundamental (anos iniciais e finais) e Médio. O conteúdo oferecido conta com parceria de várias instituições, como Canal Futura, Khan Academy e MultiRio, entre outras.

No total, são 320 programas pedagógicos disponíveis, que envolvem desde vídeos interativos, com conteúdo didático e exercícios, até textos e orientações. Todas as áreas de conhecimento são contempladas pelo conteúdo.

A programação do projeto na grade do “Aula em Casa” terá duração de 5 horas diárias, divididas por etapas da educação básica. Ela já está disponível no site da Secretaria de Educação, no link www.educacao.am.gov.br/aula-em-casa.

 

FOTOS: Cleudilon Passarinho