Aula em Casa

o que e(1)

O Governo do Amazonas adotará, a partir do dia 23 de março, o regime especial de aulas não presenciais para dar continuidade ao ano escolar 2020 em Manaus e nos municípios de Iranduba, Manaquiri, Careiro da Várzea e Rio Preto da Eva, atendendo cerca de 180 mil estudantes. Em parceria com a TV Encontro das Águas, as aulas da rede estadual de ensino serão transmitidas em três canais da televisão aberta (canais 2.2, 2.3 e 2.4) e, também, em plataformas online.

A medida está de acordo com as ações preventivas do Estado para o combate à proliferação do novo coronavírus (Covid-19) e foi tomada para que não haja prejuízo ao calendário escolar da rede, não sendo necessário tanto o adiantamento do recesso quanto a reposição de aulas.

CLIQUE AQUI e confira as orientações gerais sobre o projeto!

Diretrizes pedagógicas

Normas complementares

Nota de esclarecimento à comunidade

Nota informativa 

Portaria GS 

Resolução 30 anos 2020

 

resoluções(1)

O regime especial de aulas não presenciais está de acordo com o que prevê a Resolução nº 30/2020, de 18 de março de 2020, do Conselho Estadual de Educação (CEE-AM) e atende os termos do Conselho Nacional de Educação (CNE), no Parecer CNE/CEB Nº 19/2009.

Portaria GS nº311 / 2020 

Resolução nº 30/2020

 

como funciona(2)

O regime especial de aulas não presenciais adotará a abordagem multimeios através da televisão aberta disponibilizando os conteúdos, também, por aplicativos em plataformas online. Ao mesmo tempo, todas as aulas, orientações e exercícios estarão disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Caso os alunos e professores não consigam acompanhar as aulas nos horários da televisão, o conteúdo estará todo no AVA. Será disponibilizada ainda na plataforma Saber+.

Links: AVA e Saber+

 

quais alunos(1)

A iniciativa atenderá cerca de 180 mil estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental  e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio.

 

cronograma

Inicialmente, o regime especial terá duração de duas semanas. Mas pode ser ampliado enquanto houver necessidade, de acordo com os decretos Nº 42.061 e 42.063, março de 2020.

Os cronogramas de aulas com horários de exibição, canais e conteúdos podem ser acessados nos links: ProgramaçãoCalendário – 1ª semana, Calendário – 2ª semana.

 

Conteúdo

Os conteúdos transmitidos serão referentes ao primeiro bimestre letivo da grade escolar e, inicialmente,  englobam os Ensinos Fundamental – Anos finais (6º ao 9º) e Médio.

 

Gestores e Professore

Para atender às necessidades do regime especial de aulas não presenciais, os gestores das escolas estaduais deverão administrar e orientar sua equipe na condução dos trabalhos durante esse período.

Os professores manterão a rotina de contato com as turmas, pais e responsáveis, via aplicativos de mensagens instantâneas ou outros dispositivos de comunicação à distância, para orientá-los sobre as estratégias de continuidade do currículo escolar definidas pela pasta.

Links para mais orientações: Orientações Gestores e Orientações Professores

 

Estudantes

É importante que os alunos não deixem de acompanhar o regime especial de aulas não presenciais. Para isso, sintonizem suas TVs em um dos três canais abertos da TV Encontro das Águas, nos horários estipulados pela secretaria. Ao retornarem às suas escolas, os professores realizarão revisões e outras atividades dentro dos conteúdos repassados nas transmissões. É importante o acompanhamento diário. 

Você também pode fazer uso de jogos de estratégias, assistir a um noticiários e analisar as notícias, ler livros e textos digitais e baixar esses títulos para reler quando quiser.

Link para mais orientações: Orientações Estudantes

 

Pais e Responsáveis

Pai ou responsável, oriente seu filho para que ele assista às aulas disponibilizadas pela secretaria por meio da TV Encontro das Águas. Incentive-o a acessar os portais educacionais indicados para cada nível, etapa e modalidade da Educação Básica e a anotar as principais dúvidas para esclarecê-las no retorno às aulas presenciais.

Link para mais orientações: Orientações Pais