Centenário de escola em Itacoatiara é celebrado com pesquisa documental

Escola Estadual Coronel Cruz_Marcos Alfaia - assessor de mídias CRE ITA (4)

No Dia Nacional da Escola (15 de março), no município de Itacoatiara (distante a 176 quilômetros de Manaus), a Escola Estadual Coronel Cruz, teve uma celebração dupla, ao comemorar, oficialmente, 100 anos de atividade.

Sendo a primeira escola centenária de Itacoatiara, a Coronel Cruz formou gerações de estudantes que contribuíram para o crescimento do município e do Estado. A escola, em seu aniversário, buscou não só celebrar a data especial, mas também refletir o papel da educação na formação de uma sociedade mais justa e igualitária.

Fundada em 1918, a E.E. Coronel Cruz originalmente recebeu o nome de Grupo Escolar Venceslau Brás, homenageando o presidente da República Venceslau Brás Pereira Gomes, que foi quem liberou verba para que o governador da época, Pedro Alcântara Bacellar, construísse o prédio-sede, que hoje funciona a Prefeitura Municipal.

Em 15 de março de 1923, a escola teve seu nome mudado para Coronel Cruz, conforme o decreto assinado pelo governador César do Rego Monteiro. O prédio atual da escola é datado de 1946.

No último século, a Escola Estadual Coronel Cruz recebeu mais de 27 mil alunos, representando o equivalente a um quarto da atual população do município, que é de 108 mil habitantes. Diversos alunos, ao longo das gerações, se tornaram profissionais dos campos de Direito, Medicina, Educação, Artes, Ciências, dentre outros.

Ao longo da história da escola, cerca de 33 diretores e diretoras passaram pela unidade. Em homenagem aos ex-membros da diretoria e atual gestora do colégio, a unidade de ensino organizou um documento com fotos e informações e os disponibilizou nas redes sociais, para que diversas pessoas pudessem ter acesso e conhecessem aqueles que fizeram parte da instituição.

Homenagem

O documento foi desenvolvido pela Coordenadoria Regional de Educação de Itacoatiara (CREI). Estudantes do curso de Licenciatura em História do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (Cesit), da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), orientados por professores e bibliotecários, foram os responsáveis pela produção do documento.

Na tarde desta quarta-feira, foi comemorado os 100 anos da data em que o colégio foi nomeado Coronel Cruz. O patrono foi político da cidade, coronel da Guarda Nacional, vereador e superintendente (prefeito) do município. A atual coordenadora da CREI, Rosekeury Lamêgo, falou sobre as celebrações.

“No dia de hoje, as comemorações começaram às 5h da manhã. Foi realizada uma alvorada com queima de fogos, acompanhada de músicas. Algo bem regional, como acontecia antigamente. Às 16h, tivemos uma programação na escola com exposição de imagens de todos os gestores. Além disso, recebemos um busto do Coronel Cruz, da prefeitura, que foi inaugurado também”, contou a coordenadora.

FOTOS: Marcos Alfaia /CRE Itacoatiara