Centro de Mídias atende a 2,4 mil comunidades rurais e passa a transmitir aulas em formato HD

O Centro de Mídias de Educação iniciou nesta terça-feira (5) o ano letivo com a previsão de atender, aproximadamente, 38 mil alunos, número 27% maior que o registrado em 2012, quando o projeto recebeu 30 mil estudantes. A iniciativa é uma ação do Governo do Estado coordenada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc)
 
Referência mundial em educação com mediação tecnológica, desde 2007, o Centro de Mídias da Seduc oferece a alunos de comunidades rurais do Estado formação do ensino fundamental ao médio, por meio de aulas transmitidas via satélite ministradas a partir de estúdios localizados em Manaus.
 
Conforme o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, para este ano, além da ampliação do universo de atendimento, o Centro de Mídias traz como novidades a utilização de conteúdo interativo 3D, com qualidade gráfica que permite aos professores a transmissão de conceitos de forma mais imersiva, envolvendo recursos como lousas digitais e TVs touch screen para apresentação de aulas em formato HD. 
 
 
Secretário de Educação, Rossieli Silva abriu oficialmente o ano letivo para comunidades rurais do Amazonas.
 
Segundo o gerente de operações e suporte do Centro de Mídias, Haroldo de Oliveira Maia, a estimativa é que 2,4 mil comunidades recebam as aulas transmitidas pelo projeto em 2013. São 300 localidades a mais que as atendidas em 2012. 
 
Por meio das transmissões das aulas via satélite, a Seduc tem transformado a vida de milhares de amazonenses que antes não conseguiam dá sequência aos estudos por causa do difícil acesso às escolas.
 
Em 2009, no terceiro ano de atividade do Centro de Mídias, 15 mil alunos concluíram o ensino médio sem precisar sair de suas comunidades. Para este ano, a estimativa é que mais 9 mil concluam os estudos por meio do programa desenvolvido pela Seduc.
 
“Esse programa tem um efeito social muito grande. Antes, para concluir os estudos, o estudante tinha que ir para a sede do município e, nessa mudança, muitos ficavam sujeitos a problemas sociais inerentes às áreas urbanas. Hoje, esse jovem consegue se instruir sem se afastar da família”, ressalta Haroldo, que é mestre em Educação.
 
Como geralmente as escolas que oferecem o ensino médio são localizadas nas sedes dos municípios, até 2007, os estudantes que moravam em comunidades mais distantes, pela dificuldade de acesso, paravam os estudos no ensino fundamental.
 
 
Por meio do Centro de Mídias, aulas são ministradas de Manaus e transmitidas via satélite para 2,4 mil comunidades rurais.
 
Foi para acabar com essa exclusão que o Governo do Estado criou o Centro de Mídias. Nesses sete anos, o programa cresceu, e hoje oferece aulas não só para as turmas do ensino médio, mas também para turmas do 6º ao 9º anos do ensino fundamental e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA).
 
Esse ano, para atender melhor aos alunos do EJA, o Centro de Mídias montou um estúdio exclusivo para produção e transmissão das aulas para essa modalidade de ensino. Com isso, o projeto passa a operar com um total de cinco estúdios.
 
Como funciona
 
No Centro de Mídias, na sede da Seduc, 64 professores especialistas nas mais variadas disciplinas produzem e as transmitem as aulas ao vivo para os alunos nas comunidades.
 
Cada turma assiste às aulas e executam as atividades passadas pelos professores em Manaus com o auxílio de um professor presente na sala.
 
O professor presente na sala de aula é graduado, mas não precisa necessariamente ser especialista na disciplina trabalhada no módulo.
 
Após a exposição da aula, por meio de webcam ou chat, o aluno pode, na hora, consultar o professor em Manaus sobre possíveis dúvidas no assunto estudado.
 
“Como a tecnologia avança muito de um ano para outro, estamos melhorando a qualidade das imagens e do áudio, para facilitar ainda mais a interação durante as aulas”, informa Haroldo.  A previsão da Seduc, segundo o gerente de operações e suporte do Centro de Mídias, é que o ano letivo dos alunos atendidos pelo projeto encerre no dia 28 de dezembro.
 
Expectativa
 
Participando pela primeira vez do projeto em Manacapuru, o estudante do 6º ano do ensino fundamental, Jonas Duarte Coelho, 14, disse em seu primeiro dia de aula, na comunidade rural “Caviana” que tem grande expectativa em participar das atividades letivas. “Estou ingressando no projeto e muito empolgado ao conhecê-lo e poder me envolver com a tecnologia. Espero ao longo do ano aprender os conteúdos passados pelos professores e ter um bom proveito nas médias escolares”, disse.
 
Edvaldo Falcão é professor a quatro anos do projeto e atua também na comunidade rural Caviana em Manacapuru. Para ele, a expectativa para o ano letivo que inicia é de orientar com qualidade os alunos e fazer uso das metodologias diferenciadas do projeto. “Leciono a quatro anos e a expectativa, novamente, é grande. Esperamos contribuir com o sucesso de cada aluno”, apontou.
 
Professora ministrante da disciplina de Educação Física e lecionando a partir dos estúdios de Manaus, Francisca Nunes Aguiar, enfatizou que o diferencial do programa é sua metodologia. “O Centro oferece metodologia específica e dinâmica, que leva o professor a utilizar em suas aulas recursos variados, tais como, vídeos, animações, entrevistas e artes gráficos, cativando os alunos e favorecendo uma maior aprendizagem”, comentou a professora.   
 
Professora Francisca Nunes Aguiar atua como professora ministrante e diz que o diferencial do programa é sua metodologia
 
Em números:
 
1.800 turmas em todo o Estado terão aulas por meio do Centro de Mídias em 2013. Cada sala é acompanhada por um professor de forma presencial.
 
800 escolas receberão, de segunda a sexta-feira, os alunos atendidos pelo programa de educação à distância da Seduc em 2013.
 
30 mil alunos assistirão a aulas transmitidas via satélite, divididos em turmas do ensino fundamental, médio e de Educação de Jovens e Adultos.