Ceti Elisa Bessa promove roda de conversa sobre combate ao preconceito racial

Roda de Conversa Ceti Elisa Bessa_Foto_Euzivaldo Queiroz (2)

Na data em que se celebra o Dia Internacional de Luta contra o Preconceito Racial (21 de março), o Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa, localizado na zona leste de Manaus, promoveu, nesta terça-feira (21/03), uma roda de conversa para discutir o tema com alunos do 9º ano, do Ensino Fundamental. A iniciativa teve como objetivo levar para a escola diálogos sobre a diversidade étnica, cultural, religiosa e de pensamento. Representantes de diferentes grupos sociais estiveram presentes.

Na programação, os convidados, Jaime Moura Fernandes, indígena tupinambá; e Mãe Janeth, representante dos povos tradicionais de terreiro da Angola no Amazonas, discutiram o tema “Ritualística, crença, relações com a natureza”. Já o professor de geografia e índigena, Orlando Baré, e a representante do movimento quilombola, Rafaela Fonseca, abordaram o tema “Política de terras e direitos indígenas/quilombolas/ povo negro”.

O Assessor Pedagógico da Gerência de Atendimento Educacional Específico e da Diversidade (Gaeed) da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Ciro Dantas, falou sobre a relevância do tema e as discussões no ambiente escolar.

“A Secretaria de Educação, em parceria com outras secretarias, realiza uma ação presencial e, também, uma ação macro nas escolas onde trabalham, em sala de aula, atividades referentes a esta data tão importante”, explicou o gerente.

A antropóloga e representante da Associação Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu (Acbantu), Mãe Janeth, falou sobre a necessidade de levar esses temas para discussão dentro das escolas.

“É uma forma de nós diminuirmos o preconceito e diminuir o ódio que é institucionalizado, infelizmente, no nosso país. O Brasil, apesar de ser um país laico, também traz esse peso para todos os povos. Não só nós, tradicionais de terreiro, como também os indígenas, os quilombolas e os ribeirinhos. É importante, porque esses jovens serão os futuros adultos do nosso país e, quem sabe, eles não consigam mudar essa imagem tão triste que hoje enfrentamos”, falou a mãe de santo Janeth.

Aluno do Ceti Elisa Bessa, Fábio Ryan, do 9º ano do Ensino Fundamental, participou das atividades promovidas pela escola.

“Eu acho muito importante não apenas as palestras, mas também ações na própria sala de aula. É uma questão que a gente vê, infelizmente, no nosso dia a dia de forma frequente. Isso acaba impactando na vida de muitas pessoas que acabam sofrendo esse tipo de preconceito”, comentou o aluno.

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto