Com 85,5% de estudantes indígenas, São Gabriel da Cachoeira reduz taxa de evasão escolar de 10% para 8%

são gabriel

Confira a Galeria de Imagens da 6ª Mostra de Gestão de São Gabriel da Cachoeira

Formada por aproximadamente cinco mil estudantes, dos quais 85,5% indígenas, a rede pública estadual de educação do município de São Gabriel da Cachoeira (localidade distante 852 Km de Manaus) reduziu de 10% para 8% sua taxa de abandono escolar. A redução foi observada entre os anos de 2011 e 2012 e a informação foi divulgada por sua coordenação educacional.

Contando com 13 escolas públicas estaduais, o município divulgou este e outros indicadores educacionais na última sexta-feira (14) durante a Mostra de Gestão Escolar em evento realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) no Ginásio Arnaldo Coimbra e que contou com participação da secretária adjunta do Interior, Oceania Rodrigues Dutra.

IMG_8033

Segundo o coordenador regional da Seduc no município, professor Henrique Veloso Vaz, a redução do percentual de abandono é reflexo das ações projetadas para melhorar os rendimentos e os indicadores educacionais na localidade. “No espaço de um ano conseguimos reduzir em dois pontos percentuais o contingente de evadidos, isso em um universo de aproximadamente 5 mil alunos – número total de estudantes matriculados – representa muito”, indicou o professor.

“Nossa meta, agora, é reduzir esse índice para menos de 8% e trabalhar fortemente com os descritores avaliativos para assegurar uma aprendizagem de qualidade aos estudantes”, acrescentou Henrique Vaz.

IMG_8084

Ao prestigiar a Mostra de Gestão de São Gabriel da Cachoeira, a secretária adjunta do Interior, Oceania Rodrigues Dutra, disse que o município apresenta um retrospecto favorável. “Nesta mostra, percebemos claramente que as escolas estão se superando e buscando a qualidade no atendimento. O evento foi uma forma de prestar contas à sociedade de todo o trabalho educacional realizado e convocar a comunidade para somar esforços em prol da educação”, ressaltou a secretária adjunta do Interior, Oceania Dutra.

Neste ano, a Mostra de Gestão de São Gabriel da Cachoeira chegou à sexta edição. No evento foram apresentados os índices educacionais e principais projetos das escolas estaduais: Sagrada Família, São Gabriel da Cachoeira, Irmã Inês Penha, João Marchesi e Dom Bosco.

são gabriel4

A mostra, segundo a coordenação regional da Seduc, será concluída com as visitas as oito escolas da Seduc instaladas na zona rural do município: Sagrado Coração de Jesus (comunidade Taracuá), Dom Pedro Massa (comunidade Pari-Cachoeira), Assunção de Içana (comunidade Rio Içana), Tenente Antônio João (comunidade Cucui), Imaculada Conceição (comunidade Maturacá), Nossa Senhora da Conceição (comunidade Querari) e Duque de Caxias (comunidade São Joaquim), unidades educacionais localizadas na sede de São Gabriel da Cachoeira.

Gestão

As mostras de gestão são eventos idealizados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) com o objetivo de mobilizar escolas da capital e do interior para apresentar seus projetos e indicadores de qualidade às comunidades nas quais elas estão inseridas. Tem sido, também, a oportunidade para professores e demais servidores avaliarem suas ações em prol do ensino.

Além de São Gabriel da Cachoeira, realizaram recentemente suas mostras de gestão os municípios de Coari, Anamã, Humaitá, Manacapuru, Manicoré, Lábrea, Boa Vista do Ramos e Boca do Acre. Para o mês de junho estão previstas mostras em Carauari, Urucurituba e Maués, além de Rio Preto da Eva, realizada nesta segunda-feira, dia17.