Com apoio do Governo do Amazonas, alunos da educação básica produzem papel artesanal e biodegradável

FAPEAM. Ao todo, 16 alunos do 2º ano do Ensino Médio integraram diretamente as atividades. Foto. Acervo pessoal da professora Suzan Medeiros.

Em Manaus, estudantes produziram blocos de notas, cartões e telas para pintura a partir da transformação de papéis usados em papel semente. Esse tipo de material é caracterizado por ser biodegradável, que pode ser plantado por levar sementes em sua composição. A ação integrou um projeto apoiado pelo Governo do Amazonas, via Programa Ciência na Escola (PCE), disponibilizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). 

Desenvolvido na Escola Estadual Antônio de Lucena Bittencourt, localizada na zona sul da capital, o projeto foi coordenado pela professora de química, Suzan Medeiros. Os próprios alunos realizaram a seleção das sementes de hortaliças para serem utilizadas na confecção do papel artesanal e ecológico. 

“A matéria-prima foi aparatas de papel (papel usado) e eles foram transformados em papel semente. Cada aluno realizou a produção do papel em sua casa e o acompanhamento foi realizado por meio do WhatsApp. Assim, os alunos ficaram responsáveis pela produção de diferentes tipos de materiais”, destacou.  

Segundo a professora, os estudantes promoveram oficinas, palestras e um minicurso com a apresentação dos resultados para toda a comunidade escolar. 

Educação e conscientização

Ao todo, 16 alunos do 2º ano do Ensino Médio integraram diretamente o projeto, nomeado “Produção de Papel Semente Oriundo de Aparas de Papel, Fibras Vegetais e Sementes Hortaliças”. 

Os estudantes participaram de diversas aulas e coletaram diferentes pesquisas bibliográficas sobre temas envolvendo poluição em ambientes aquáticos, resíduos sólidos, leis e convenções ambientais, características dos lixões existentes no planeta, com ênfase a realidade local, e a atuação de pessoas em cooperativas de lixo.  

“Nessa etapa trabalhamos a interdisciplinaridade dos saberes químicos com os saberes da biologia, matemática, artes, língua portuguesa e sociologia. Ao final, os espectadores receberam um cartão de papel semente com o dizer “Cuide do Planeta” e, também, instruções de como plantar o papel e o transformar em uma horta”, contou a coordenadora.  

Ciência na Escola

O projeto foi amparado pela Fapeam, por meio do edital nº 004/2021 do Programa Ciência na Escola. 

O PCE é uma iniciativa da Fapeam, direcionada à participação de professores e estudantes de escolas públicas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus, em projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica.  

Com investimento de R$ 5 milhões, um novo edital do PCE está aberto pela Fundação. Serão selecionados 700 projetos, sendo 250 de escolas estaduais e municipais de Manaus e 450 de escolas estaduais do interior do Amazonas.  

O programa contempla a participação de professores e estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, da 1ª à 3ª série do ensino médio e suas modalidades: educação de jovens e adultos, educação escolar indígena, atendimento educacional específico e Projeto Avançar, em projetos de pesquisa desenvolvidos em escolas públicas estaduais sediadas no Amazonas e municipais de Manaus. 

Mais informações sobre o edital e submissão de propostas podem ser encontradas no site da Fapeam – www.fapeam.am.gov.br.

FOTOS: Acervo pessoal da professora Suzan Medeiros