Com aulas presenciais suspensas, Secretaria de Educação disponibiliza cursos on-line para professores da rede estadual

IMG_2496

Iniciativa é fruto de parceria com a Fundação Telefônica Vivo

 A suspensão das aulas na rede pública de ensino trouxe aos alunos e professores outras possibilidades de ensino. Uma delas é o projeto “Aula em Casa”, que oferece aos alunos a possibilidade de assistir a aulas por meio da TV aberta, aplicativos e internet. Sob essa perspectiva, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, por meio do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, disponibiliza até o dia 9 de abril 600 vagas para cursos da plataforma Escolas Conectadas.

 A formação é voltada para professores e aborda conteúdos que os apoiam no desenvolvimento de suas carreiras e na aprendizagem dos estudantes. As aulas serão transmitidas de forma on-line por meio do link https://bit.ly/2WG4gK8. Os cursos são gratuitos e os participantes receberão certificação reconhecida pelo Ministério de Educação (MEC).

 De acordo com a diretora do Cepan, Ana Lucena, as vagas serão divididas entre educadores dos ensinos Fundamental e Médio, e busca ampliar o repertório do professor durante este período de quarentena. “Nós consideramos de grande relevância que o Cepan permaneça cumprindo seu papel junto aos docentes, papel esse que disponibiliza cursos de formação para todos os educadores do estado”, disse.

 Cursos – O primeiro curso, intitulado “Inova Escola – Projeto de Vida”, disponibiliza 300 vagas e é destinado a professores do 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª à 3ª série do Ensino Médio. O objetivo é estender a perspectiva do professor sobre o tema, subsidiando-o com ideias e caminhos possíveis para trazer planejamentos e direcionamentos que levem os estudantes a construírem e seguirem adiante com seus propósitos pessoais.

 Já o curso “Grandezas e Medidas” é destinado para professores do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental que trabalham o componente curricular de Matemática, e tem como objetivo oferecer uma série de subsídios para aplicar novas metodologias em sala de aula, explorando os conceitos a partir de situações do cotidiano e integrando-os a outros conceitos matemáticos.

 Inscrições – As inscrições para participar dos cursos podem ser feitas por meio do link https://bit.ly/2WG4gK8. É necessário que o candidato preencha o formulário com dados pessoais e, em seguida, escolha o curso de seu interesse. Cada educador poderá se inscrever em apenas um curso.

 De três a cinco dias antes do início do curso escolhido, o educador receberá um e-mail com o seu login e senha para acessar a plataforma.

 O início do curso acontece ao meio-dia do dia 27 de abril, devendo o professor acessar o endereço eletrônico https://bit.ly/39mHObK com seu login e senha para iniciar as aulas.

 FOTO: Divulgação/Secretaria de Estado de Educação e Desporto