Com participação da comunidade escolar Show das Águas e Meio Ambiente será realizado em Itapiranga

01

Com a proposta de mobilizar a sociedade para iniciativas de valorização dos recursos naturais da região amazônica, o evento ‘Show das Águas e Meio Ambiente’, neste ano de 2013, será realizado entre os dias 9 e 13 de julho no município de Itapiranga (distante 227 Km de Manaus). O evento é organizado pela Fundação Rede Amazônica em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e demais entidades colaboradoras.

Promovido há 12 anos o evento, nesta edição de 2013, contará com uma vasta programação que incluiu palestras, oficinas de educação ambiental, atividades esportivas, cursos, caminhada de sensibilização, show cultural, dentre outras ações. Os estudantes e professores da rede pública estadual de educação de Itapiranga se integrarão às atividades.

De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental da Seduc, Thelma Prado, o evento pretende mobilizar a sociedade e a comunidade educacional para discussões e ações práticas em prol da valorização do meio ambiente. “As programações oportunizarão às comunidades conhecer, debater e propor ações mitigadoras para os problemas ambientais de nossa região”, declarou a coordenadora.

Segundo Thelma Prado, a Seduc mobilizou as escolas de Itapiranga para participação efetiva no evento, cuja finalidade é sócio-educativa. “Estudantes, professores, gestores escolares e comunidade se integrarão aos eventos programados. A participação será de fundamental importância para o fortalecimento e difusão da educação ambiental”, destacou.

A coordenadora acrescentou que todas as atividades envolverão temáticas sobre meio ambiente, educação e ciência. “As oficinas, em especial, servirão como um estímulo à criatividade e às mudanças comportamentais. Ao participar destas oficinas nossos professores discutirão e observarão uma dimensão diferenciada das propostas contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais com sugestões de atividades que podem ser utilizadas no cotidiano escolar”, concluiu.

Para o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, a inserção da comunidade educacional nas programações que envolvem o evento é estratégica. “Ao participar das oficinas temáticas e demais atividades a comunidade educacional ampliará seu universo de conhecimento e estará apta para disseminar as informações adquiridas”, disse o secretário.

Estão integradas nas programações do Show das Águas e Meio Ambiente as seguintes entidades: Fundação Rede Amazônica, Governo do Amazonas, Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Secretaria de Estado de Mineração Geodiversidade e Recursos Hídricos, Prefeitura de Itapiranga, Petrobras, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Instituto de Proteção Ambiental (Ipaam), Forças Armadas, Comando Militar da Amazônia (CMA), Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Coca-Cola, Potassio Brasil e Banco da Amazônia.