Conselho Estadual de Educação do Amazonas empossa novo colegiado para biênio 2023/2024

Posse dos Conselheiros do CEE-AM_Eduardo Andrade Cemeam_Seduc (2)

O Conselho Estadual de Educação do Amazonas (CEE-AM) realizou, na manhã desta terça-feira (06/06), a cerimônia de posse dos conselheiros de educação para o biênio 2023/2024. Novos quatro colegiados foram empossados, 11 reconduzidos à função e 14 tomaram posse como suplentes. A cerimônia foi conduzida pela secretária de educação e presidente do CEE-AM, Kuka Chaves.

Além da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, compõem o CEE-AM representantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Sindicato dos Professores de Manaus (Sinpro), Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe), Instituto de Educação Rural do Amazonas (Utam), Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam). 

Durante a cerimônia, a secretária de Educação, Kuka Chaves, destacou os principais desafios da educação, tanto a nível estadual, quanto a nível nacional e relembrou os esforços dos profissionais da educação em pautas como o combate à violência no ambiente escolar, a implantação da cultura de paz, Novo Ensino Médio (NEM) e valorização dos trabalhadores da educação. 

“Com muito carinho e força de vontade, estamos aqui para mais um mandato de todos os conselheiros. Desejo que seja para o nosso conselho um mandato de muita luz, sabedoria e fraternidade entre os pares e que a gente esteja junto no que for melhor para a educação do estado do Amazonas”, afirmou a secretária ao ressaltar que, entre as finalidades do conselho, está a responsabilidade de determinar políticas educacionais para o estado. 


A posse dos novos conselheiros foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), do dia 10 de maio de 2023. Entre as novas conselheiras empossadas está a pró-reitora de extensão do Ifam, Maria Francisca Morais de Lima. 


“O Ifam está presente em 17 municípios do interior do Amazonas e na capital temos três unidades, além da reitoria. Atuamos desde a Educação Básica até o doutorado, na instituição. Em outro momento, já fui conselheira do CEE-AM e, agora, o que posso dizer é o quanto esse retorno ao conselho me traz alegria. Esperamos contribuir cada vez mais para a educação do nosso estado, principalmente, para ações voltadas ao Ensino Superior”, destacou a pró-reitora. 

Ainda na manhã desta terça-feira, após a solenidade de posse, o CEE-AM promoveu uma reunião com todos os conselheiros titulares para deliberações e formação das Câmaras da Educação Básica e do Ensino Superior.

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar