Curso ministrado por mulheres cientistas abre inscrições para alunos da rede estadual de ensino

PAS_0375

Iniciativa é promovida pela Universidade de São Paulo (USP)

Os estudantes do Ensino Fundamental (Anos Finais) da rede estadual têm até o próximo dia 15 de junho para se inscrever no curso “Mergulho na Ciência”, da Universidade de São Paulo (USP). A iniciativa, realizada de maneira on-line, tem como objetivo incentivar a inserção de jovens alunos no universo da Ciência, por meio de 12 temas: Astrobiologia, Astronomia, Educação, Engenharia, Entomologia, Farmacologia, Física, Microbiologia, Oceanografia, Neurociências, Zoologia e Evolução.

Os cursos, ministrados por cientistas mulheres, visam proporcionar uma combinação de aulas, material complementar, atividades e certificados a todos que finalizarem o “Mergulho na Ciência”. As inscrições são gratuitas e estão abertas no site da iniciativa, por meio do link: https://www.mergulhonaciencia.com/.

Neste ano, o curso conta com duas modalidades: Educação a Distância (EaD), para todos os inscritos e que ficará disponível de 24 de julho a 30 de setembro; e De Frente com as Cientistas, para 150 sorteados que desejarem se encontrar virtualmente e ao vivo com as cientistas, em quatro sábados, entre os meses de julho e agosto, pela parte da manhã.

Profissionais – Para a edição deste ano do “Mergulho na Ciência”, serão aceitas inscrições de monitoras da Graduação e Pós-Graduação, de qualquer curso ou universidade do Brasil, para a modalidade De Frente com as Cientistas. Além disso, estão abertas, também, inscrições para professores do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental para a modalidade EaD, caso queiram usar o curso como um complemento às suas disciplinas.

Visando a maior inclusão social, a iniciativa terá, ainda, a tradução de todas as aulas para a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

Sobre o curso – O “Mergulho na Ciência” é um projeto de cultura e extensão do Instituto Oceanográfico, da USP, com o objetivo central de inserir crianças e jovens na Ciência, ao falar sobre vários temas incríveis, mostrar a importância do segmento para o desenvolvimento do País e desmistificar a figura de uma cientista, através de exemplos de cientistas mulheres brasileiras.

Com a pandemia, o curso foi adaptado para o formato on-line e, desta vez, conta com algumas novidades: todos os inscritos, meninas e meninos, de todo o Brasil, terão acesso às palestras e material complementar gratuitamente.

FOTO: Divulgação/Seduc-AM (obs.: registro feito antes da pandemia)