Cursos da FNDE para profissionais da Secretaria de Educação iniciam nesta segunda-feira (27/07)

FOTO Eduardo Cavalcante-Secretaria de Estado de Educação e Desporto (2)

Os profissionais da Secretaria de Estado de Educação e Desporto que se inscreveram nos cursos do Programa Formação pela Escola, oferecidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), já podem acessar a plataforma e iniciar a formação. O curso começou nesta segunda-feira (27/07) e segue até o dia 27 de agosto. 

 

Quinze turmas foram formadas, sendo sete para o Programa Dinheiro Direto na Escola, duas para o Censo Escolar, duas para o Plano de Ações Articuladas (PAR), duas turmas de Competências Básicas, uma para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e uma para SIOPE. 

 

De acordo com a coordenadora estadual do programa, Adriana Maia, é necessário acessar a plataforma www.fnde.gov.br/ava/index.php para iniciar o curso e aproveitá-lo bem. “Tem várias atividades a serem resolvidas e muitos e-mails estavam errados, então, é necessário que eles acessem o site para iniciar a formação”, pontua. 

 

Sobre o programa – O Formação pela Escola é um programa que oferta Formação Continuada, por meio de cursos na modalidade de Educação a Distância, visando contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com a execução, o monitoramento, a avaliação, a prestação de contas e o controle social das ações e programas educacionais financiados pelo FNDE.

 

A carga horária dos módulos varia de 40 a 60 horas, toda virtual devido à pandemia de Covid-19. O tempo mínimo para a conclusão do curso é de 30 dias e máximo de 45 dias, respeitados os períodos de vinculação estabelecidos pela Coordenação Nacional do Programa.

 

Foto: Cleudilon Passarinho