Educa+ Amazonas

1 - Educa+amazonas - banner site2 (1)

A dificuldade de levar Educação gratuita e de qualidade para jovens de todos os municípios é tão gigantesca quanto o território do Amazonas, e se torna ainda maior quando pensamos em um mundo de intensas transformações, onde o ensino tradicional já não é o suficiente.

É preciso estimular a inovação e o desenvolvimento de competências para o mercado de trabalho. Diante dessas demandas, o Governo do Amazonas tem avançado em políticas educacionais que preparem efetivamente nossos estudantes para os desafios do futuro.

As novas propostas curriculares para o ensino Fundamental e Médio já estão aprovadas. E para torná-las realidade na vida dos jovens amazonenses, o Governo do Estado apresenta o Educa+ Amazonas, um programa focado em quatro eixos: qualificação e reconhecimento dos profissionais da Educação, recuperação da aprendizagem dos estudantes, preparação do estudante para o futuro e meio ambiente e sustentabilidade.

Abaixo, confira os 13 projetos prioritários que compõem o Educa+ Amazonas. Mais detalhes no link: EDUCA+ AMAZONAS

 

4 - Mestre Qualificação - banner site

O Mestre Qualificado tem como produto o curso de pós-graduação lato sensu “Saberes e práticas para a docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa e Matemática”, que será realizado em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e destinado aos professores e pedagogos das redes públicas do estado. O curso foi desenhado pela Secretaria de Educação, junto à UEA, para atender as necessidades dos mais de 15 mil professores do Ensino Fundamental de Anos Iniciais dos 62 municípios. O Amazonas será, assim, o estado com o maior número de profissionais pós-graduados na rede pública de ensino.

8 - Educação Premiada - banner site

O projeto Educação Premiada é um redesenho da política da valorização dos servidores das redes de ensino do Amazonas, reconhecendo a dedicação dos trabalhadores dentro e fora da sala de aula. A iniciativa garantirá o pagamento do 14º e 15º salário aos trabalhadores da Educação que atingirem as metas de qualidade definidas para suas escolas e reconhecer as práticas inovadoras desenvolvidas nas salas de aula com premiações anuais.

 

3 - Trilhas do Saber - banner site

O projeto Trilhas do Saber vai proporcionar aos servidores da rede estadual de ensino momentos formativos considerando a área de atuação. Desta forma, o Governo do Amazonas vai potencializar a qualificação dos profissionais docentes, equipe gestora e não docentes, por meio de oficinas, minicursos e palestras ministrados por formadores especializados, a fim de possibilitar momentos reflexivos sobre sua atuação profissional de forma eficiente. Serão realizados cursos em 24 municípios polo, que poderão atender outros municípios do interior. levará “caravanas da formação” aos profissionais de educação de todos os municípios.

14 - Cepan Digital - banner site

O projeto Cepan Digital vai potencializar a formação continuada de docentes e não docentes da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, por meio de cursos e programas de atualização e aperfeiçoamento. Sendo na modalidade a distância (EaD), o projeto contará com uma estrutura on-line composta por um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) nas plataformas Moodle e Google Class Room, que permitirá aos servidores acesso 24h e flexibilização de horário para que organizem o cronograma de estudos a seu tempo, desenvolvendo, assim, sua autonomia na construção do conhecimento. O Cepan Digital oferecerá, ainda, um serviço de suporte on-line, facilitando o acesso dos cursistas aos conteúdos e aos demais serviços para emissão de documentos acadêmicos.

6 - Pronto pra Aula - banner site

O projeto Pronto pra Aula consiste na distribuição anual de materiais de apoio à prática educativa para uso em sala de aula, pelos estudantes e profissionais da Educação da rede pública estadual. Em 2021, depois de 7 anos sem o fornecimento deste suporte pedagógico, estão sendo distribuídos: kit escolar para os 450 mil alunos de todas as etapas de ensino da Educação Básica, kit de materiais para 24 mil professores e pedagogos, kit escolar para todas as unidades de ensino da rede estadual e, ainda, kit fanfarra para 90 escolas, com distribuição de insumos para adequação das fanfarras e ajuda de custo para instrutores de 140 unidades.

10 - Contraturno Digital - banner site

O Contraturno Digital é um projeto de reforço escolar do Governo do Amazonas, por meio do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), para fortalecer o desempenho dos estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. São aulas de reforço que proporcionam a melhoria na aprendizagem e nos exames de larga escala. Alunos de Manaus, Rio Preto da Eva, Manaquiri e Careiro da Várzea terão acesso pela televisão e os demais pela Internet.

Ensino Fundamental: reforço de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências.

Ensino Médio: reforço de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, Química, História e Geografia.

7 - Fazer para Aprender - banner site

O projeto Fazer para Aprender possibilitará aos alunos da rede estadual atividades práticas e experimentais nas mais diversas áreas de conhecimento, aproximando-os de situação desafiadoras e os instigando na busca da resolução de problemas, como foco na melhoria da aprendizagem, no desenvolvimento de projetos, de acordo com o contexto local, e, até mesmo, no empreendedorismo. Cem escolas da rede estadual serão contempladas, em 2021, com espaços makers, laboratórios que permitirão a autonomia dos estudantes no processo de aprendizagem, por meio da robótica, programação, impressão em 3D, eletrônica, produção de áudio e vídeo, marcenaria e produção artística.

 

13 - EduTech - banner site

O EduTech é um projeto educacional de ensino de programação, pensamento computacional e cultura digital que fortalecerá o desempenho dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, a fim de proporcionar um conjunto de inovações didáticas com foco na fomentação de novas práticas de ensino e aprendizagem, ampliando os olhares e a sinergia do ensino com as reais necessidades da comunidade escolar, promovendo, assim, as políticas públicas educacionais que atendam as demandas atuais da sociedade. Desta forma, o projeto promoverá o ensino de linguagens de programação, o pensamento computacional e a cultura digital, desenvolvendo habilidades de lógica, pensamento crítico, solução de problemas e formando cidadãos que atendam às demandas da sociedade.

 

5 - Na Ponta da Língua - banner site

O Na Ponta da Língua vai ofertar cursos de Inglês e Espanhol aos estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, da rede pública estadual, em Manaus. Os cursos serão ofertados aos sábados de maneira gratuita, com avaliação da assiduidade, desempenho e comprometimento com o projeto. Os dez melhores desempenhos nos cursos de Inglês e de Espanhol serão premiados com um intercâmbio cultural para os países falantes destes idiomas.

2 - Da Escola Para o Trabalho - banner site

O projeto Da Escola para o Trabalho vai reformular a dinâmica das escolas de Tempo Integral, por meio da oferta de cursos técnicos profissionalizantes aos estudantes das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, da rede estadual. Desta forma, o estudante será responsável pela construção do seu Projeto de Vida e protagonismo. Por meio de uma parceria com o Cetam, os alunos poderão fazer cursos técnicos profissionalizantes, sendo encaminhados para estágios remunerados no último ano. O estudante deixará a escola com dupla certificação, experiência na área e encaminhamento ao primeiro emprego. Inicialmente, o projeto atenderá estudantes de Manaus, com expectativa de ampliação para o interior, em 2022.

9 - Educação Empreendedora - banner site

O Educação Empreendedora é um projeto desenhado para alunos do Ensino Médio, em alinhamento aos pressupostos do Novo Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de tal modo que possam desenvolver habilidades e competências para pensar negócios e desenvolvê-los sob o prisma das ciências que norteiam as iniciativas empreendedoras. Além da leitura de mercado, os estudantes estarão preparados para identificar oportunidades e criar planos de negócios, que serão apresentados na Feira do Empreendedorismo Estudantil do Amazonas. Essa iniciativa cria um ambiente adequado ao desenvolvimento de startups e fomento de novos negócios.

 

12 - Escola da Floresta - banner site

O Escola da Floresta vai implementar na rede estadual o olhar sobre a Educação Ambiental, a partir de modelos de sustentabilidade socioambiental com o desenvolvimento de tecnologias apropriadas. Deste modo, os estudantes expandirão seus conhecimentos sobre a realidade amazônica, valorizando a construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para a melhoria da qualidade de vida. Com o projeto, serão construídas três escolas da floresta em Unidades de Conservação (UCs) dos municípios de Presidente Figueiredo, Itapiranga e Beruri, mantendo uma relação equilibrada com o meio ambiente e compensam seus impactos com o desenvolvimento de vida às presentes e futuras gerações. A transição para a sustentabilidade nas escolas é promovida a partir de três dimensões inter relacionadas: espaço físico, gestão e currículo.

11 - Fazenda Escola - banner site

As atividades do setor primário servirão de carro-chefe para o projeto Fazenda Escola. Estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental serão levados a uma fazenda escola, o que lhes permitirá conhecer e experimentar atividades voltadas à agricultura, à agropecuária e ao extrativismo. Após as visitas, os alunos desenvolverão projetos que objetivem despertar comportamentos e valores que estimulem a criatividade e aproveitem as potencialidades do estado.