‘Educação Fiscal’ é tema de seminário

Visando despertar nos estudantes e educadores o interesse pelo controle social e procurando transmitir informações sobre a prática fiscal, levando a sociedade em geral a compreender a lógica dos investimentos do setor público a partir da arrecadação dos impostos, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) realizaram na última quarta-feira o 5º Seminário Estadual de Educação Fiscal.

 

Contando com a parceria da Controladoria Geral da União (CGU), Ministério Publico do Estado (MPE) e Receita Federal o encontro reuniu cerca de 200 participantes.

Dentre as temáticas abordadas, no seminário foi ressaltada a importância do zelo para com os patrimônios públicos. O secretário de Estado de Educação, Gedeão Amorim participou do Seminário e ressaltou essa necessidade, pois, segundo ele, os gastos com a restauração dos patrimônios públicos – como escolas, por exemplo – são oriundos do bolso do contribuinte.

“Gasta-se muito com a manutenção de prédios públicos em decorrência de pichações. Se as pessoas passassem a ter consciência de que o dinheiro empregado para essa manutenção vem do próprio bolso do contribuinte, a situação poderia mudar e a verba poderia ser remanejada para a construção de um novo prédio, por exemplo”, frisou o secretário da Seduc.

O representante da Sefaz e coordenador do Grupo de Educação fiscal do Amazonas, Augusto Bernardo, explicou que o Seminário e todas as ações de educação fiscal empreendidas junto às escolas terão reflexo positivo. “A educação fiscal é uma nova prática educacional que objetiva propiciar o bem-estar social, conseqüência construção e aquisição de conhecimentos sobre os direitos e deveres do cidadão”, disse.

575 professores participam de curso

Augusto Bernardo mencionou que outra importante ação que vem sendo aplicada no Amazonas sob a coordenação da Sefaz e Seduc é o curso on-line “Disseminadores de Educação Fiscal”, que conta com a supervisão da Escola de Administração Fazendária. Augusto mencionou que, atualmente, 575 educadores estão participando da formação. "Eles estarão aptos para ministrar palestras e disseminar a educação fiscal  nas suas respectivas escolas na capital e também no interior do Amazonas", apontou. 

Além da formação de disseminadores, o Governo do Estado elaborou Cartilhas de Educação Fiscal que já estão disponíveis, como recurso pedagógico, nas escolas da rede pública.