Ensino Mediado: professor enaltece a ferramenta para a educação no Amazonas

Prof. Valdenir Bezerra (1)

Implantado em julho de 2007, o “Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica” vem sendo ampliado anualmente.

Natural de Carauari, distante 788 quilômetros de Manaus, o educador Valdenir Rezende Bezerra atravessa o rio Juruá para lecionar em um dos anexos da comunidade São Raimundo, por meio do Ensino Presencial Mediado por Tecnologia, ferramenta utilizada pelo Governo do Amazonas para encurtar distâncias e levar educação aos lugares longínquos do maior estado brasileiro.

“Sempre passamos por muitas dificuldades, com muito esforço consegui me formar no Ensino Médio, e decidi que gostaria de dar esse retorno ao lugar onde passei a maior parte da minha trajetória”, conta Valdenir, que atua na Escola Municipal Manoel Silva Cunha, um dos polos da Secretaria de Estado de Educação e Deporto em que o Ensino Presencial Mediado por Tecnologia é aplicado.

Para não paralisar os estudos, o docente precisou mudar de cidade, voltando a Carauari, somente em 2009, após a implantação da ferramenta no município. Durante este período, Valdenir enfrentou adversidades e, hoje, após ser aprovado no concurso da Secretaria de Educação, o professor, que leciona para 18 alunos, explica que eles os impulsionam a não desistir de seus objetivos.

“Eu era o filho que ajudava na roça, e tem uma cena que ficou na minha memória: uma vez, quis deixar de estudar para ajudar o meu pai, então ele me abraçou e disse para eu ir, pois tinha certeza conseguiria realizar o meu sonho. Isso me deu força diariamente, e se tornou um exemplo, pois trato os meus alunos com a compreensão da realidade de cada um, sabendo que a maioria deles trabalha arduamente e, mesmo assim, permanecem determinados a concluir o Ensino Médio”, assegura Bezerra.

Ensino Mediado – Pioneiro no país, o Ensino Presencial Mediado por Tecnologia foi implantado em julho de 2007, e a cada ano vem sendo ampliado para atender as demandas das comunidades rurais do estado. A trajetória de Valdenir é uma das muitas que o Governo do Amazonas tem ajudado a mudar.

“Até a criação do projeto, o Ensino Médio – e em alguns casos também o Ensino Fundamental – nunca havia sido oferecido para essas comunidades, o que forçava o estudante a sair do local em que morava para continuar os estudos nas sedes dos municípios ou na capital do estado, esta já não é mais a realidade de muitos ribeirinhos, e nós ficamos muito orgulhosos de fazer parte desse progresso, que também é uma marca de gestão do governador Wilson Lima”, pontua Kuka Chaves, secretária de Estado de Educação e Desporto.

Nas comunidades rurais atendidas, cada uma das salas de aula está equipada com um kit tecnológico composto por Antena VSAT bidirecional, roteador-receptor de satélite, cabeamento estruturado (LAN), microcomputador, webcam com microfone embutido, TV LCD 37 polegadas, impressora a laser e no break. A tecnologia permite que professores e alunos interajam como se ambos estivessem no mesmo espaço físico.

Acompanhamento – Os alunos assistem diariamente, no período noturno, às aulas ministradas por meio do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), e também são acompanhados nas salas de aulas por professores previamente capacitados para o projeto.

A estrutura curricular tem como norteadores os princípios da contextualização e da interdisciplinaridade, que tornam possíveis vincular a educação ao mundo do trabalho e à prática social.

Fotos: Douglas Henrique/ Seduc-AM