Equipes pedagógicas participam de encontro sobre ‘Proposta Pedagógica e Curricular do Campo’

Foto Eduardo Cavalcante (12)

Encontro informativo ocorreu via internet, por meio do YouTube .

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto realizou, nesta quinta-feira (27/01), o Encontro Informativo para Implementação da Proposta Pedagógica do Campo, das Águas e da Floresta das escolas estaduais rurais. Voltado para gestores, pedagogos, assessores pedagógicos e apoio pedagógico, a atividade orientou os multiplicadores para o processo de socialização das informações.

O encontro ocorreu de forma virtual, sendo transmitido para todos os 62 municípios do Amazonas por meio do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), no canal da Secretaria de Educação no Youtube. 

Ao todo, 60% das cidades contam com escolas rurais e atendem essa metodologia de ensino, sendo o foco da nova proposta pedagógica o Ensino Fundamental, além da base curricular que os professores irão atuar neste novo ano letivo. 

A assessora Pedagógica, Ronilda Couto, apresentou as propostas curriculares necessárias para a atuação no campo, além de explicar como o encontro é necessário para um bom diálogo, aproveitamento e implementação das metodologias.

“Hoje nós trouxemos esse encontro para enfatizar a proposta curricular e pedagógica da rede do Ensino Fundamental. Ele será um norteamento para a implementação no campo e, com isso, o público vai poder trabalhar todas essas orientações e se adaptar de acordo com o contexto da escola, sua identidade e comunidade específica”, explica Ronilda. 

A coordenadora da Educação no Campo, Rainalda Mota Serra, reitera como está feliz com esse novo passo, além de destacar a importância que a proposta pedagógica tem para as comunidades, os professores, e, principalmente os alunos da rede. 

“Com a proposta pedagógica e curricular muita coisa será agilizada, isso auxilia os nossos professores e dá vez e voz aos nossos educandos, que são os protagonistas dessa história toda. Pra mim é de imensa satisfação dizer que hoje nós temos um documento robusto, um documento identitário que vai estar dando esse desenvolvimento para as nossas escolas”, diz Serra. 

Dia “D” – A Secretaria de Educação vai promover um dia de mobilização com profissionais de Manaus e do interior, com transmissão via Cemeam. A ideia é que o encontro conte com a presença dos pais, para que eles percebam como a presença da família gera influência na vida escolar dos estudantes. 

Como meio de auxiliar e reforçar as propostas pedagógicas e curriculares implementadas,  Rainalda reitera que a participação de todos os professores, gestores, pedagogos, assessores pedagógicos e apoio pedagógico é fundamental para a identidade e aplicação das propostas nas escolas.

Fotos: Eduardo Cavalcante / Seduc-AM