Escola da zona norte de Manaus cria histórias em quadrinhos com releitura de clássicos da literatura brasileira

Webtoon_-_EE_Prof._José_Lindoso_(7)

Webtoons foram idealizados e produzidos pelos estudantes

Os alunos da Escola Estadual Professor José Bernardino Lindoso, na zona norte de Manaus, soltaram a imaginação e criaram histórias em quadrinhos inspiradas em obras da literatura brasileira, como “A Cartomante” e “Dom Casmurro”. Nasceu daí o “Webtoon literário: um romance com a leitura e sua produção”. A amostra foi divulgada nas redes sociais da escola, e aberta para votação pelo gosto popular.

A amostra foi produzida na segunda-feira (29/11) e fez parte das avaliações de Língua Portuguesa, por meio do Programa Ciência na Escola (PCE), da  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Voltada à 2ª série do Ensino Médio, a atividade teve a participação de cerca de 150 alunos, de cinco turmas.

Webtoon_-_EE_Prof._José_Lindoso_(3)

A professora de Língua Portuguesa, Gisele Ribeiro, também responsável pela amostra, reforça que o projeto foi uma proposta dos estudantes e destaca a importância da literatura e da cultura da leitura para as crianças e na escola.

“Tudo foi uma sugestão dos alunos, visto seu grande interesse com a cultura. Foi desafiador realizar o projeto, visto que foi trabalhada a literatura brasileira atrelada aos webtoons, da cultura sul-coreana. Mas no fim o resultado foi gratificante, pois eles tiveram mais interesse na leitura, interpretação textual e isso é muito importante”, avaliou a professora.

A aluna Kyndelli Monteiro, produtora do webtoon “A Viuvinha”, baseado na obra de José de Alencar, diz que foi uma responsabilidade muito grande reescrever e narrar tudo, mas que a experiência foi muito boa. “Eu fico muito feliz e agradecida por ter podido narrar e produzir essa história tão bonita como é ‘A Viuvinha’, foi uma experiência muito marcante e eu sei que vou levar isso para a minha vida”, conta.

Webtoon - EE Prof. José Lindoso (3)

Releituras – Os webtoons reescritos foram baseados nas obras literárias “Senhora”, “Cinco Minutos” e “A Viuvinha”, todas de José de Alencar; e “A Cartomante” e “Dom Casmurro”, de Machado de Assis.

As obras foram divulgadas nas redes sociais do Instagram e do Facebook, com enquetes, postagem dos vídeos e fotos dos projetos. Durante o dia da apresentação, foi disponibilizado QR code para a leitura das histórias.

Webtoon – Os webtoons são histórias em quadrinhos originadas na Coreia do Sul, com base diferente das conhecidas no ocidente. Feitos para serem lidos principalmente em smartphones, sua paginação é no estilo digital, com a leitura da esquerda para a direita, e de forma vertical.

FOTOS: Arquivo pessoal