Escola de Parintins vence disputa nacional com projeto voltado à educação especial

14

O projeto “Nenhum a menos”, da Escola Estadual Ministro Waldemar Pedrosa, localizada no município de Parintins, foi a campeã na categoria Voto Popular do Desafio Inova Escola. O concurso, promovido pela Fundação Telefônica Vivo, foi realizado em cinco etapas, nas quais os participantes deveriam organizar um plano inovador, a fim de solucionar uma problemática real observada no ambiente escolar. O desafio reconheceu as melhores iniciativas do Brasil.

A ideia desenvolvida pela equipe parintinense tem o objetivo de criar um ambiente mais inclusivo aos estudantes, principalmente, às pessoas com deficiência. O grupo propôs a construção de um espaço de conhecimento e integração com mobiliário adaptado: cadeiras com ajustes e ferramentas escolares adaptadas, com o intuito de atender à necessidade de alunos especiais.

O projeto foi o grande vencedor da Região Norte, na categoria Voto Popular, com 11.441 votos. Com o feito, a equipe do Amazonas receberá o prêmio de R$ 10 mil para pôr em prática a ideia.

De acordo com a coordenadora distrital do município de Parintins, Keyla Nogueira, o desafio iniciou com a participação dos educadores em uma trilha formativa online e gratuita. “Foram cinco módulos com atividades em ambiente virtual e nas escolas. As ações realizadas pelo grupo passaram a compor a construção de um Plano de Inovação, que foi submetido à avaliação, sendo a nossa escola e o nosso projeto reconhecidos como finalista na Etapa Nacional”, conta Keyla Nogueira.

Ainda conforme a coordenadora distrital, o projeto “Nenhum a menos” deverá ser aplicado já no primeiro semestre de 2020. “Nós queremos equipar esta sala de recursos o quanto antes. Nosso intuito é adaptar esse espaço para atender os alunos especiais que a escola possui, além de atender a comunidade. Alunos de outras escolas também poderão usufruir desses equipamentos”, acrescentou.

Sobre o Desafio Inova Escola – A iniciativa da Fundação Telefônica Vivo visa estimular processos inovadores no âmbito escolar, em prol da construção de uma cultura de inovação na escola. Os critérios de seleção da disputa são: apropriação das ferramentas propostas na Trilha Formativa; coerência no processo de elaboração do Plano de Inovação; viabilidade de implementação do plano de inovação;  relevância do plano para o contexto da comunidade escolar; existência de processos colaborativos no desenvolvimento do plano de inovação; e potencial inovador no desenvolvimento do plano.