Escola de Santo Antônio do Içá promove seminário de alfabetização científica

WhatsApp Image 2021-11-23 at 09.52.08

A semana contou com oficinas, minicursos e apresentações artísticas. 

 

A Escola Estadual Santo Antônio, em Santo Antônio do Içá, a 880 quilômetros de Manaus, sediou, na última semana, o evento “Mãos Dadas: I Seminário de Alfabetização Científica”, que apresentou os projetos desenvolvidos em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O seminário fez parte da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia.

A iniciativa do evento foi a apresentação final dos cinco projetos do Programa Ciência na Escola (PCE/FAPEAM) desenvolvidos no município. Além de oficinas e minicursos ministrados para os professores e estudantes da rede pública estadual. As atividades ocorreram nos dias 18, 19 e 20 de novembro. 

O professor de geografia, Pedro Pontes de Paula Júnior, que teve seu projeto aprovado pelo programa, reforça sobre o objetivo e importância do seminário para os alunos. 

“Com o evento, eu busco propiciar aos nossos alunos do Ensino Médio um ambiente acadêmico, como o de uma universidade. O processo de alfabetização científica estava relacionado a toda dinâmica do evento e assim, queríamos dar essa oportunidade a eles, de modo que isso tudo não fosse mais uma novidade no ensino superior”, conta o docente. 

Foram convidados professores parceiros da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), de Benjamin Constant, e da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) de Tefé, para ministrar palestras.

Além disso, ocorreram apresentações artísticas, como a banda Boca do Moá e do cantor Celdo Braga, que também palestrou sobre os instrumentos musicais que inventou com elementos da natureza e a identidade amazonense. 

Projetos –  Ao todo foram cinco propostas aprovadas, sendo elas: “Crônica X Pandemia: o mundo silenciou, mas eu suspiro com palavras”, de Maria Francisca Rubim; e “A Câmara Municipal de Santo Antônio do Içá: conhecendo a dinâmica do município a partir da atuação de sua casa legislativa (2001 – 2021)”, de Fransuar Souza dos Santos.

Foram classificados também os projetos “Os igarapés da saudade: as transformações da paisagem urbana a partir das memórias dos antigos moradores de Santo Antônio do Içá”, de Francinete Aunário Pontes; “O processo de produção de ‘farinha d’agua’, seus subprodutos e a dualidade dos discursos da Química e da Linguagem tradicional”, de João Paulo Silva; e “Desigualdades digitais no âmbito da pandemia: o acesso e uso das TICs entre os estudantes da rede estadual de ensino em Santo Antônio do Içá”, de Pedro Pontes Jr.   

 

Foto: Arquivo pessoal