Escola do interior é campeã do Prêmio Qualidade Amazonas 2008

A escola estadual Pedro dos Santos, da rede pública da Seduc, localizada no município do Careiro Castanho, foi a instituição vencedora do Prêmio Qualidade Amazonas 2008 (PQA), na modalidade Gestão e categoria Educação. O anúncio das instituições vencedoras foi feito ontem (10) pela comissão organizadora do PQA.

O Prêmio está na sua 15ª edição e é realizado anualmente pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e tem como premissa, reconhecer e dar visibilidade às organizações amazonenses empenhadas na busca pela cultura da excelência.

A escola Pedro dos Santos – vencedora – desenvolve dezenas de projetos interdisciplinares, entre eles o programa SOS que tenta revitalizar o lago do Purupuru, que banha a comunidade rural.

A professora da escola Pedro dos Santos, Rosilene Rego, afirmou que a conquista do Prêmio é resultado de um trabalho de união com a comunidade atendida pela escola. “Na escola estamos todos empenhados no sucesso dos alunos e Realizamos um trabalho intensivo em conjunto com a comunidade atendida, alertando os pais para o fato de que eles, juntamente com a escola, são responsáveis pela qualidade no ensino que seus filhos recebem”, disse.

O gestor da escola, professor Paulo Amaro, relatou que o colégio já tinha sido premiado no ano passado com a prata nacional. “Nossa escola vem buscando sempre a excelência. Implantamos um plano de ação em todas as áreas para melhor avaliar o trabalho que vem sendo feito. O esforço e empenho foi reconhecido”, disse.

A Seduc participa do Prêmio desde 2003 e vem obtendo resultados positivos. Este ano, além da escola estadual Pedro dos Santos, primeira colocada na modalidade Gestão/Educação e premiada na faixa prata, também chegaram à fase final do Prêmio as escolas estaduais Araújo Filho (de Parintins) e Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro (de Manaus).

A coordenadora do setor de monitoramento da Seduc, Darci de Oliveira, comentou que a Secretaria estimula as escolas a participarem de eventos como o PQA, que é um estímulo à auto-avaliação e gera resultados positivos para a comunidade escolar.

Prêmio Qualidade Amazonas

O PQA busca promover a utilização de ferramentas da qualidade e de metodologia para avaliação da gestão organizacional dos setores privado e público, bem como prestar reconhecimento aos colaboradores que apresentem contribuições significativas para a melhoria da qualidade e aumento da produtividade nas organizações.