Escolas da zona oeste de Manaus são premiadas por práticas de gestão

Fotos.Eduardo Cavalcante_seduc (3)

Pelo menos 33 gestores participaram do III Encontro de Gestores (Egest 2022) que aconteceu nesta quarta-feira (30/11), no Centro de Tempo Integral (Ceti) Áurea Pinheiro Braga. Promovido pela Coordenadoria Distrital de Educação (CDE) 4, que contempla escolas da zona oeste de Manaus, o encontro teve por objetivo apresentar os resultados da gestão de 2022.

O evento contou com premiações aos gestores que mais destacaram suas escolas em projetos e competições regionais e nacionais e que obtiveram bons resultados, como a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), Paralimpíadas, etc. Houve entrega de certificados e medalhas aos gestores que mais tiveram alunos medalhistas em suas escolas.

A secretária executiva adjunta da Capital, Arlete Mendonça, que já participa do evento há três edições, descreve o que é apresentado no encontro e faz suas considerações.

“Hoje foi o dia escolhido para os nossos gestores apresentarem os resultados obtidos durante o ano, esse é o momento de imprimir todos os desafios que aconteceram no decorrer do ano, e hoje é o dia onde eles estão celebrando e eu estou aqui muito feliz em poder participar desse momento”, diz.

Dentre os gestores homenageados, Vanda Dias, gestora há dois anos da Escola Estadual Presidente Castelo Branco, explicou a importância da apresentação de resultados e do reconhecimento aos gestores presentes.

“Esses prêmios são o reconhecimento do nosso trabalho, é um refrigério e até mesmo um incentivo para que o gestor diante de todas as coisas que vivemos, tenha mais vontade de continuar esse trabalho. É muito gratificante, faz com que a gente comece o ano seguinte renovado para fazer mais ações e dar uma educação melhor”, afirma Vanda.

As escolas da zona oeste de Manaus fizeram parte de mais de 400 projetos e competições a nível local e nacional. A coordenadora Rute Lima, responsável pela Coordenadoria Eucacional 4, aponta grande mudança nas participações dos estudantes.

“Nós mudamos a realidade da Coordenadoria 4, que tinha uma participação muito acanhada, em todos os certames e a partir de 2020 nós trabalhamos essa realidade e conseguimos trazer, resgatar esse desejo da participação efetiva e hoje nós só celebramos porque nós tivemos 472 participações, isso é um número muito grande para nossas 33 escolas e se deve ao trabalho engajado de toda a equipe da coordenadoria 4 e do nossos gestores”, afirma.

Foto: Eduardo Cavalcante/Seduc