Estudantes da rede estadual de Manacapuru recebem as ações do projeto Educação Empreendedora

Jovem Empreendor Manacapuru_Euzivaldo Queiroz_Seduc

Pelo menos 70 alunos da rede estadual de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus), participam até esta sexta-feira (24/03), da segunda fase do projeto Educação Empreendedora. Idealizado pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto, por meio do programa Educa + Amazonas, o projeto busca despertar uma nova mentalidade entre os estudantes, por meio de processos dinâmicos de reflexão, conscientização e aplicação. 

Com o apoio Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os estudantes têm acesso a oficinas voltadas para o desenvolvimento das habilidades e competências acerca das iniciativas empreendedoras. Com os temas “ Custos a produzir” e “Como definir preços de venda?”, as  dinâmicas foram divididas em duas oficinas de um mesmo módulo e ocorrem nos turnos matutino e vespertino. 

A consultora financeira do Sebrae, Ana Claudia Charchar, explicou sobre a importância de trazer o empreendedorismo e questões que o envolvem para dentro do ambiente escolar.

“Hoje, os jovens são os que mais empreendem, eles conseguem ter uma habilidade maior em fazer cálculo, conseguem ser mais dinâmicos e ter ideias mais rápidas que os adultos. Então, quando esse jovem sai da escola, ele já vai preparado para o mercado de trabalho, ele consegue ter uma ideia e  realizá-la, porque ele já sabe o passo a passo de como ele vai conquistar o espaço dele no mercado” explicou a consultora.

Por meio de dinâmicas didáticas, os alunos aprendem na prática questões de precificação, custos fixos e variáveis, como lidar com um problema diário e fornecer uma solução para ele, entre diversas outras situações do mercado empreendedor. 

A aluna Erica Ferreira de Almeida de 15 anos e estudante da 1ª série do Ensino Médio disse o quanto o projeto mudou em relação ao ano anterior e que vem surgindo diversos projetos novos.

“É uma experiência totalmente nova. Muitas coisas novas e muitos projetos surgiram. Eu pensava que seria como antigamente, mas está totalmente diferente”, disse a estudante.

Sobre o projeto

Com os pressupostos do Novo Ensino Médio e em alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o “Educação Empreendedora” foi realizado pela primeira vez em Itacoatiara, em 2022. O projeto tem o objetivo de desenvolver a cultura empreendedora entre os jovens e as competências necessárias para a construção de um negócio viável. 

Em 2023, a segunda fase do projeto iniciou no dia 6 de março e foi até o dia 10, em Itacoatiara; de 13 a 17 de março, concentrou-se em Parintins; e agora de 20 a 24 de março, em Manacapuru, envolvendo um total de 610 alunos. 

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto