Estudantes do projeto “Da Escola para o Trabalho” recebem kits escolares

Euzivaldo Queiroz-Seduc-AM (27)


Os estudantes da Escola Estadual Adelaide Tavares, no bairro Alvorada, zona centro-oeste, que participam do projeto “Da Escola para o Trabalho”, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, receberam, nesta quarta-feira (23/11), os kits escolares para serem usados durante as aulas dos cursos profissionalizantes. 

Voltado a estudantes da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, o projeto visa levar cursos técnicos profissionalizantes à rede estadual da capital, integrando o programa Educa + Amazonas, lançado pelo governador Wilson Lima. A iniciativa é realizada em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), voltada ao aprendizado da teoria na prática por meio de experiências. 


A secretária executiva adjunta Pedagógica, Hellen Matute, acompanhou a distribuição dos kits, e ressaltou a importância da iniciativa para os estudantes da rede estadual.

“Os projetos prioritários, lançados pelo Governo do Amazonas, tem o intuito de levar oportunidade aos nossos estudantes, com essa iniciativa, a gente possibilita uma maior visão de futuro e garante o aprendizado por meio de experiências práticas”, disse Hellen Matute. 

Na unidade de ensino, 100 alunos participam dos cursos de Serviços Jurídicos, Logística e Estética. As aulas acontecem no contraturno dos estudantes, como explica o coordenador do projeto, Allyson Lopes. 

“As turmas são divididas em manhã e tarde, os alunos ficam na escola, aqui eles se alimentam, e participam das aulas no contraturno. Aqui nessa escola, teremos ainda o laboratório de estética, que vai permitir que alunos de outras escolas possam praticar aquilo que é aprendido durante os cursos, e assim vai permitir que terminando o Ensino Médio, já qualificado, ele integre o mercado de trabalho”, disse o coordenador.  

A estudante Graziely Redig, de 17 anos, da 2º série do Ensino Médio, conta que está muito empolgada com o andamento do projeto em sua escola. “Eu sempre quis ingressar nessa área de estética, de embelezamento, então, essa é uma oportunidade incrível no qual eu tenho tentado aproveitar ao máximo”, disse a estudante. 


Cursos – Em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), o projeto atende mais de 1,5 mil  alunos, divididos em 23 turmas, e com mais de oito cursos técnicos, sendo alguns deles: Serviços Públicos, Serviços Jurídicos, Estética, Qualidade, Logística, Administração, Recursos Humanos, Marketing e Design de interiores. 

Foto: Eduardo Cavalcante / Seduc