Faça Bonito: Instituições premiam vencedores do concurso sobre prevenção à violência sexual de crianças e adolescentes

FVS-RCP 2_Faça Bnito Premiação_Foto Arthur Castro Secom

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), anunciou, nesta terça-feira (06/06), os vencedores do I Concurso Faça Bonito de prevenção ao abuso e à violência sexual contra crianças e adolescentes no Amazonas. O ato de premiação ocorreu no Ministério Público da 11ª Região Amazonas e Roraima, na zona centro-sul de Manaus. Foram 597 produções inscritas.

O concurso é uma iniciativa da FVS-RCP em parceria com a Secretaria de Educação e Desporto, tendo apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT-11 AM/RR), Ministério Público do Trabalho (MPT-AM/RR) e Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (Iacas). O evento teve como atração artística, o músico Marcelo Izel, que também atua na FVS-RCP. As crianças e adolescentes premiados tiveram as imagens protegidas.

O chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP, Alexsandro Melo, destaca o impacto da primeira edição do concurso. “Esse ano, nós tivemos 15 municípios. Então, a gente espera, para o próximo ano, estar aumentando, cada vez mais, esse número, porque é importante discutir esse tema no nosso dia a dia”, afirma.

Para a procuradora-chefe do MPT 11ª Região, Alzira Melo Costa, o evento atinge comunidade importante para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. “O Ministério Público do Trabalho fica muito feliz de ter conseguido participar com a FVS, com outros órgãos, conclamando a educação, os jovens e toda a comunidade educacional a se protegerem contra a violência sexual”, enfatiza a procuradora.

Também participando no evento Katiussia Souza, assistente social do Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente (Iacas), destacou a importância da compreensão das crianças para promoção da autoproteção. “Essa iniciativa é de muito valor para que as crianças possam compreender as violações e também se autoprotegerem, compreendendo a importância de dialogar sobre esse assunto, pedir socorro quando precisar, saber para onde pedir”, acrescenta.

Premiados

Foram seis produções estudantis vencedoras, entre desenhos e poesias. Esses primeiros lugares foram premiados com equipamentos eletrônicos, como notebook, tablets e celulares. Outros 14 estudantes também foram premiados com bicicletas, totalizando 20 estudantes contemplados.

Para a secretária executiva adjunta do interior da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Ana Maria Araújo de Freitas, o concurso soma às iniciativas já realizadas pela secretaria para prevenção ao abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes.

“Estamos muito felizes de estar participando dessa premiação. É um tema muito discutido para as crianças saberem identificar o tipo de abuso que elas podem estar sofrendo. A escola é esse lugar dessa discussão didático-pedagógica”, afirma a secretária.

Concurso

O concurso teve o objetivo de estimular a criação de desenhos e poesias por crianças e adolescentes na rede estadual de ensino a partir do tema “Faça bonito na escola e na vida: proteja nossas crianças e adolescentes”, e faz parte da campanha “Faça Bonito”, realizada em todo o país.

Puderam participar do concurso alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental da rede estadual, sendo do 1º ao 5º ano na modalidade desenho e do 6º ao 9º ano na modalidade poesia.

Aderiram ao concurso os seguintes municípios: Manaus, Fonte Boa, Barreirinha, Parintins, Tabatinga, Tonantins, Boa Vista do Ramos, São Sebastião do Uatumã, Jutaí, Tefé, Santa Isabel do Rio Negro, Guajará, Novo Airão, São Paulo de Olivença e Urucará.

FOTOS: Arthur Castro/Secom