FVS-AM treina gestores da rede estadual para vigilância ativa de casos de Covid-19 nas escolas

WhatsApp Image 2020-08-15 at 09.16.43

Com foco em promover o programa de Vigilância Ativa nas Escolas, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-Am) e a Secretaria de Estado de Educação e Desporto treinaram 123 gestores escolares no último fim de semana. Todo o monitoramento realizado nas escolas será informado à FVS-AM por meio do aplicativo SASI, que ganhou funcionalidades específicas para os profissionais da educação no retorno às aulas presenciais. 

Para atender a Secretaria de Educação, a  plataforma que conta com dois novos perfis de funcionalidades distintas (um para supervisores das coordenadorias distritais de Educação (CDEs) e outro aos demais profissionais da escola) e permite o acompanhamento e repasse de informações e os possíveis casos de Covid-19 à FVS/AM. Cada caso informado gera um protocolo indicando qual a unidade de ensino e qual o público, servidores ou estudantes. 

Durante o treinamento, a diretora-presidente da FVS/AM, Rosemary Pinto, apresentou ao público a atual situação epidemiológica do estado, e quais os fundamentos do sistema de vigilância ativa. “Aqui estamos disponibilizando os dados do Amazonas, a fim de apresentar o motivo que levou a Fundação a aprovar o retorno das aulas, e, como nós iremos agir em casos de suspeita ou confirmação da doença nas escolas”, disse. 

A secretária adjunta da capital, Arlete Mendonça, explicou ainda, que o treinamento foi realizado para sanar todas dúvidas dos gestores, a fim de promover a segurança da comunidade escolar. “O nosso principal objetivo é apresentar aos diretores como a ferramenta funciona, para que assim, estes servidores que são os pontos focais de cada escola possam orientar os estudantes “, completa. 

Gestora da Escola Estadual Roderick de Castelo Branco, Rosane Mendonça, o encontro foi de extrema importância para esclarecer situações fundamentais neste retorno. “Sem dúvida conhecer a fundo essa ferramenta, nos segurança para continuarmos nossas atividades dentro das escolas”, finaliza.

Perfis – O perfil dos supervisores das CDEs possui três páginas: Questionário, uma pesquisa sobre os alunos da rede; Informações Úteis, que apresenta o Procedimento Operacional Padrão (Pop) de enfrentamento à Covid-19; e Notícias SEDUC. 

Por sua vez,a comunidade escolar  também desempenha o papel de fiscaliza, conforme cronograma pré-estabelecido pela escola, e alimentarão o SASI com as informações coletadas em sua unidade de ensino. Esses dados, então, serão adicionados aos dos supervisores. Além disso, o perfil possibilitará notificação direta com a FVS-Am.

O perfil dos educadores possui três páginas: Reportar COVID-19, que permitirá registrar os casos da doença na escola; Consulta Virtual, um atalho à plataforma digital de Educação da Secretaria de Educação; Bate-Papo Saúde, por meio do qual o usuário poderá se consultar com um especialista da área; e Informações Úteis, que apresenta o Procedimento Operacional Padrão (Pop) de enfrentamento à Covid-19; Notícias SEDUC; e Sugestões e Reclamações.

O aplicativo SASI, está disponível para download nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.