Gestores escolares do interior do Amazonas participam de formação visando o retorno das aulas presenciais

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Curso foi feito para valorizar as relações humanas e a empatia entre as pessoas em todos os ambientes

Os gestores de escolas que atuam, no interior do Amazonas, pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto, acompanharam, nesta sexta-feira (23/10), uma formação com base nos principais protocolos de segurança em saúde. O objetivo é que a iniciativa auxilie no acolhimento das equipes docentes, no retorno das atividades presenciais, que segue sem data definida. A ação é uma parceria entre a secretaria e a plataforma Vivescer, do Instituto Península.

O curso foi feito para valorizar as relações humanas e a empatia entre as pessoas em todos os ambientes, sobretudo, onde há a necessidade de criar alternativas para a ação educativa em uma realidade desafiadora: pensar a educação escolar no contexto da pandemia do novo coronavírus.

A formação consiste em seis encontros on-line de três horas, ministrados pela equipe da Vivescer, através da plataforma Zoom, na qual serão habilitados multiplicadores da rede estadual a formarem os demais colegas da rede em competências distintas. Os encontros virtuais serão sempre às terças e sextas-feiras, das 14h às 17h, com encerramento no próximo dia 10 de novembro.

A secretária executiva adjunta do Interior, Ana Maria Araújo, diz que a formação será mais um reforço para ajudar na retomada da nova realidade. “Quanto mais subsídios dermos para nosso corpo acadêmico, melhor será o resultado quando as aulas presenciais voltarem”, avalia. 

Parceria – A parceria entre a Secretaria de Educação e o Instituto Península visa levar autocuidado e autoconhecimento aos educadores e torná-los capazes de lidar, de maneira assertiva, com as próprias emoções e com as dos alunos da rede estadual.

A plataforma foi desenvolvida em conjunto com um grupo de professores representando os diferentes estados do Brasil. Nela, os educadores têm acesso a uma comunidade para trocar experiências e uma área com percursos de aprendizagem que estimulam o desenvolvimento.

Foto: Eduardo Cavalcante