Alunos do IEA têm manhã literária e de poesias com a apresentação do projeto Rede de Letras, desenvolvido pela SEDUC

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Uma viagem no mundo clássicos da literatura brasileira e internacional foram interpretados em forma de teatro por alunos da Escola Estadual de Tempo Integral Instituto de Educação do Amazonas, no Centro, durante a apresentação do projeto Rede de Letras, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) em parceria com o IEA.

As obras a serem trabalhadas em sala de aula foram selecionadas, no início do ano, pelos professores em comum acordo com os alunos e resultou nos clássicos: “O menino narigudo” (Walcyr Carrasco), do 6º ano; “Peter Pan” (J.M. Barrie), do 7º ano; “Chega de saudade” (Ricardo Azevedo), do 7º ano; “Desventuras de um irmão mais velho” (Judy Blume), do 8º ano; e “Dom Casmurro” (Machado de Assis), do 9º ano.

As encenações aconteceram no Salão Nobre do IEA e contou com a presença de dezenas de pais de alunos, que muito satisfeitos, filmaram, fotografaram e aplaudiram os alunos. Durante um semestre, os “IEAnos” estudaram as obras, fizeram pesquisas, confeccionaram os figurinos e cenários com o auxílio dos pais e professores, e no final, as apresentações foram bastante satisfatórias, conforme informou a gestora da escola, Shirley de Souza.

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Clássico da literatura, a obra Peter Pan, de J.M. Barrie, foi interpretada por alunos do Ensino Fundamental (Foto: Eduardo Cavalcante/Asscom SEDUC)

“Aqui no IEA o projeto Rede de Letras acontece desde o início do ano, na qual os professores do 6º ao 9º ano selecionam a obra que será trabalhada com os alunos e fazem uma leitura da obra, uma pesquisa, e no final fazem essa socialização, apresentado à comunidade e aos pais dos alunos todo o trabalho desenvolvido ao longo desses meses com os alunos”, enfatizou Shirley ao ressaltar que os alunos conhecem muito bem a obra na qual representam “O IEA tem uma tradição: não apresentamos qualquer coisa. Queremos sempre o melhor. Vínhamos nos preparando e tivemos a participação dos pais, ajudando no figurino dos alunos, na ornamentação. Dá trabalho, mas o melhor é ver, no final,  o resultado do trabalho. Isso nos traz alegria e satisfação”, explicou.

A gestora também destaca que a participação dos pais dos alunos foi muito importante para o sucesso das apresentações, uma vez que eles ajudaram os filhos a decorar os textos. Além das apresentações, houve uma exposição das obras trabalhadas ao longo desses meses com os alunos.

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Uma exposição com todas as obras trabalhadas ao longo do ano pelos ‘IEAnos’ foi apresentada no hall ao lado do Salão Nobre do IEA (Foto: Eduardo Cavalcante/Asscom SEDUC)

Interpretação

Nervosa, mas bastante ansiosa, a aluna-atriz Yasmin Barroso de Lima 13, cursa o 8º ano do Ensino Fundamental e interpretou uma professora em sala de aula na qual debatia, com outros alunos-atores, duas obras estudadas por eles. “Dentre as obras que vamos comentar estãos as ‘Desventuras de um irmão mais velho’. Os alunos comentam as partes que mais acharam interessante na obra. É tudo espontâneo, mas ensaiamos bastante”, confessou.
Alunos de destaques

Os alunos IEAnos também mostraram seus dotes na poesia. Pelo menos 13 deles, que foram destaques na Olimpíada  Brasileira de Língua Portuguesa, na categoria poesia, proclamaram suas poesias, de autoria própria, “arrancando” aplausos vibrantes de quem assistiu.

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O IEA , além de estudantes-atores, tem alunos-poetas. Treze deles foram destaque na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa deste ano (Foto: Eduardo Cavalcante/Asscom SEDUC)