Inscrições abertas para alunos da rede estadual ao prêmio “MPT na Escola 2023”

alunos em sala de aula_Euzivaldo Queiroz-Seduc_1

Alunos do Ensino Fundamental da rede pública estadual de ensino poderão realizar inscrição para participar do Prêmio “MPT na Escola 2023”, promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). A premiação envolve três etapas: local, estadual e nacional. Para a etapa estadual, as inscrições poderão ser realizadas até o dia 4 de agosto. O regulamento completo para inscrições dos alunos do Amazonas pode ser consultado no portal do MPT AM/RR, disponível pelo link https://www.prt11.mpt.mp.br.

A ação consiste na seleção e premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos de escolas que participem do projeto MPT na Escola. O objetivo é levar as temáticas do trabalho infantil, da aprendizagem profissional e da saúde e da segurança nas escolas e no trabalho para a sociedade, por meio da comunidade escolar, transformando profissionais da educação e estudantes em multiplicadores do conhecimento sobre os temas.

A assessora pedagógica da Gerência de Programas e Projetos Complementares (GPPC), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Suziane Almeida, explicou como funciona a organização e integração de diversos setores e secretarias na organização do projeto.

“O projeto é do Ministério Público e nós, enquanto Secretaria de Educação, fazemos uma parceria. Ele abrange o estado do Amazonas, o estado de Roraima e a secretaria é responsável por todo o estado, interior e capital. Aqui, na gerência, somos encarregados de comunicar as coordenadorias e estas, por sua vez, repassam o projeto às escolas para participarem. De janeiro até outubro, nós trabalhamos todos os meses nas etapas local, regional e nacional,” explicou Suziane.

Sobre o prêmio

O prêmio “MPT na Escola 2023” integra o “Projeto Resgate à Infância”, que atua nos eixos de educação, aprendizagem e políticas públicas. Além de alertar sobre a necessidade de prevenção e erradicação da exploração do trabalho infantil e juvenil, também busca fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil.

O prêmio é dividido em etapa local, etapa regional/estadual e etapa nacional, abrangendo alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Os participantes concorrem em quatro categorias: conto, poesia, música e desenho.

Os trabalhos estão divididos em três grupos com os seguintes temas: “Trabalho infantil”, para alunos do 4º e 5° anos; “Profissionalização do (a) adolescente/aprendizagem profissional”, para alunos do 6º e 7º anos”; e “Segurança e saúde nas escolas e no trabalho”, para alunos do 8º e 9º ano.

Calendários

Os trabalhos que alcançarem o primeiro lugar, em cada categoria na etapa local, poderão ser inscritos, limitadamente, em um trabalho por categoria, pela Secretaria de Educação, na etapa estadual/regional. Os selecionados deverão ser inscritos na etapa estadual até o dia 4 de agosto de 2023.

Aqueles que obtiverem o 1° lugar nos Grupos 1 e 2, em cada categoria na etapa estadual, serão inscritos na etapa nacional até o dia 08 de setembro de 2023.

FOTOS: Divulgação/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto