Centro de Mídias

Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam)

Diretora: Kátia Regina Menezes Mendes

Fone/fax: (92) 3613-1005

E-mail: katiaregina@seduc.net

 

 

Implantado em 2007, o Centro de Mídias da Educação do Amazonas (Cemeam) é um projeto pioneiro no País e a cada ano é ampliado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC).

As aulas são ministradas via teleconferência, dos estúdios de televisão localizados em Manaus e transmitidas diariamente por satélite. As aulas acontecem por meio do sistema de IPTV (Internet por Televisão), com interatividade de som, imagens e dados. Dos estúdios do Centro de Mídias, ao lado da sede da SEDUC, no Japiim, Zona Leste de Manaus, os professores ministram aulas transmitidas em tempo real. Na outra ponta, um professor, que desempenha o papel de mediador e facilitador, coordena as aulas na classe da comunidade rural.

As aulas são todas minuciosamente planejadas por professores de cada disciplina, que utilizam recursos como trechos de filmes para ilustrar aulas de História ou Geografia, por exemplo. O conteúdo de todas as dez disciplinas do ensino médio é ministrado em módulos e a carga horária é a mesma do ensino médio e fundamental regular, com 800 horas/aula anuais, conforme prevê a Lei 9.394/96, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

O Cemeam coordena o processo de implementação da oferta diversificada do atendimento da rede pública de ensino do estado do Amazonas por meio de soluções tecnológicas inovadoras, bem como implementação de aulas e formações presenciais com mediação tecnológica para os alunos e profissionais de educação da capital e do interior que participam dos projetos de ensino mediados pela tecnologia.

Gerências

Gerência de Ensino com Mediação Tecnológica (Gemtec)

Gerente: Hildecy Freire

Fone/fax: (92) 3613-1005

E-mail: hildecy@seduc.am.gov.br

Coordenação, supervisão e execução das atividades necessárias para viabilizar a oferta dos projetos de Ensino com mediação tecnológica do Cemeam, objetivando a ampliação do atendimento da rede pública estadual de ensino.

Gerência de Operações e Suporte (Geos)

Gerente: Haroldo Maia

Fone/fax: (92) 3613-1005

E-mail: haroldomaia@seduc.am.gov.br

Coordenação e controle do processo de aquisição e gestão dos serviços de logística e suporte técnico para garantir o pleno atendimento dos alunos atendidos pela metodologia do Cemea.