Mais de 1,1 mil alunos participam dos jogos escolares da CDE 5

Educação_Fotos_Arquivo Pessoal (1)

Com o início das competições no final do mês de abril, os jogos escolares da Coordenadoria Distrital de Educação 5 (CDE 5) seguem em curso até o próximo dia 02 de junho. Mais de 1,1 mil estudantes, de 31 escolas disputam as modalidades que fazem parte do cronograma de competições dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs), que ocorrem em julho. 

Nos jogos escolares da CDE 5, alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio, disputam seis modalidades esportivas diferentes: o handebol, futebol de campo, futsal, vôlei, vôlei de areia e xadrez. Segundo o assessor de Educação Física da CDE 5, Jorge Lelis, as competições são muito aguardadas pelos alunos.

“Os jogos escolares são como uma copa do mundo, uma olimpíada. Eles sentem muito toda essa disputa entre si, se empolgam bastante. Eles também sabem que os jogos servem como seletiva para o JEAs e isso os motiva ainda mais. O espírito esportivo, de competição, de companheirismo e trabalho em equipe está aqui.” 

Xadrez em foco

Nesta quarta-feira (24/05), os estudantes enxadristas da CDE 5 protagonizam a manhã de disputas. Os confrontos ocorrem até amanhã, no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, na zona leste de Manaus. A expectativa é de 80 atletas participantes. 

O modo de disputa é o xadrez clássico, com partidas mais longas, de 1 hora em média. É esse o modelo disputado no JEAs e nas competições nacionais, de acordo com Jorge Lelis. 

O Ceti Elisa Bessa Freire é a escola do atual campeão brasileiro de xadrez na categoria sub-14, Suan Lira. É a primeira vez, em 55 anos, que um aluno da rede estadual conquista este feito. Por vencer o torneio “Absoluto”, que aconteceu em Natal, no Rio Grande do Norte, Suan disputará o Mundial da Juventude de Xadrez, na Itália, em novembro.

“Nossa unidade acredita muito no esporte como uma ferramenta de ensino e aprendizagem. Queremos agradecer a Secretaria, que tem apoiado muito nossos atletas, possibilitando com que a gente participe das competições nacionais. Temos orgulho dos nossos alunos”, compartilhou Maria do Carmo,  gestora da unidade de ensino.

Cronograma 

A sequência dos jogos escolares da CDE 5 acontece com a fase final do futsal, no próximo sábado (27/05), além da disputa do futebol de campo, nos dias 1 e 2 de junho. A CDE 5 é a atual campeã do futebol de campo no JEAs e busca defender o título. 

As festividades de encerramento dos jogos escolares estão previstas para o dia 15 de junho, em uma solenidade que reunirá representantes das 31 escolas participantes. O encontro vai contar com música, dança e entrega de medalhas para alguns dos competidores. 

FOTOS: Arquivo pessoal / Jorge Lelis

TEXTO: Luiggi Bacelar