Matrículas 2022: site registra picos de mais de 1,9 mil transferências por minuto na madrugada desta quarta-feira (12/01)

Fotos - Euzivaldo Queiroz  (8)

No momento em que o sistema foi liberado, às 00h, mais de 35 mil pessoas estavam conectadas.

No primeiro dia do processo de transferência nas unidades de ensino das redes públicas do Estado e dos municípios de Manaus, Iranduba e Manacapuru, 87% das solicitações foram feitas pela internet, via site matriculas.am.gov.br. Até as 12h desta quarta-feira (12/01), foram realizadas 37.809 solicitações. Os dados são da empresa Processamento de Dados Amazonas S/A (Prodam).

Do total de transferências, 22.148 foram solicitadas para a rede estadual de ensino e 15.402 para as escolas municipais de Manaus. Também foram reservadas 29 vagas para escolas municipais de Iranduba e 230 para as de Manacapuru.

Segundo o diretor-técnico da Prodam, Maurício Mizobe, no momento em que o sistema foi liberado, às 00h desta quarta, mais de 35 mil pessoas estavam conectadas no site matriculas.am.gov.br .

“Nos primeiros 10 minutos após a liberação do sistema, chegamos a registrar mais de mil reservas por vagas, chegando ao pico de 1.958, logo no segundo minuto de liberação do sistema. Nossa infraestrutura suportou a alta demanda e em nenhum momento houve instabilidade ou queda do site”, explicou Mizobe.

A secretária estadual de Educação e Desporto, Kuka Chaves, avalia que a parceria entre as secretarias de educação e a Prodam têm sido positiva e ajudado os processos a serem mais rápidos.

“Estamos todos trabalhando com afinco na divulgação do Calendário de Matrículas e tirando dúvidas dos responsáveis pelas nossas redes sociais e pelo Seduc Atende, nossa Central de Atendimento, o que tem facilitado que todos compreendam cada processo e estejam atentos às datas, como das transferências e, posteriormente, das matrículas de novos alunos”, destaca a secretária.

Ocorrência – De acordo com a Prodam, responsável pela manutenção do site, logo nos primeiros minutos da operação de transferências foi detectado uma ocorrência envolvendo a 1ª série do Novo Ensino Médio que impedia a reserva de vagas para essas turmas. À 1h40 as reservas para essas turmas foram liberadas.

Calendário – O período de transferência para as unidades de ensino da rede pública segue até a próxima sexta-feira (14/01). E, à zero hora de segunda-feira (17/01), tem início a matrícula para novos alunos.

Fotos: Euzivaldo Queiroz/ Seduc-AM