Melhores escolas são premiadas pelo Governo do Estado

No dia 1º de setembro, com um público estudantil estimado em 10 mil pessoas, a Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira (Av. Constantino Nery) foi o palco da premiação Escola de Valor, onde o Governo do Estado premiou as 172 escolas públicas amazonenses com os melhores rendimentos de qualidade, conforme índice atestado pelo Ministério da Educação (Mec).

A cerimônia, realizada no ensejo da abertura oficial da Semana da Pátria e do Amazonas, foi presidida pelo governador Eduardo Braga e nela cada uma das 172 escolas públicas que obtiveram média igual ou superior a 4,0 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb-Mec) recebeu um cheque no valor de R$ 30 mil. A quantia será administrada pela Associação de Pais e Mestres de cada entidade e empregada na melhoria do ensino das instituições.

Na cerimônia, o governador Eduardo Braga citou que o Amazonas está dando um salto de qualidade no setor de educação. “No ano passado apenas 39 escolas atingiram a média mínima (4,0) para obter o prêmio. Neste ano, 172 escolas atingiram a meta e ao se pautar pela qualidade, têm hoje tem o seu esforço reconhecido”, disse o governador.

Eduardo Braga citou ainda que todo o sucesso escolar e os investimentos empreendidos pelo Governo do Estado estão focados no sucesso dos estudantes. “Eles são a razão de todo o nosso trabalho”, acrescentou Braga.

O secretário de Estado de Educação, Gedeão Amorim também participou da cerimônia e disse que o Amazonas, hoje, é referencia para o restante do país no setor de educação básica. “Quando o MEC anunciou as médias do Ideb, constatou-se que o Amazonas foi o segundo estado brasileiro que mais evoluiu em seus índices de qualidade, apresentando avanços nos índices de rendimento tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio. O mérito obtido pelo Estado é o reconhecimento dos investimentos do governo do Amazonas conjugado com o comprometimento de cada educador”, disse o secretário da Seduc.

Melhores Médias Amazonenses

Após a divulgação do último Ideb pelo Mec, observou-se que o Amazonas apresentou uma evolução de mais de 400% no número de escolas a atingir a média 4,0.

Nas dez primeiras colocações (escolas com os melhores rendimentos do Estado) aparecem o Colégio Nossa Senhora do Carmo (Parintins), a Escola Estadual Brigadeiro João Camarão (Manaus), a Escola Estadual Zulmira Lins (Fonte Boa), Escola Estadual Patronato Maria Auxiliadora (Humaitá), Escola Estadual Alfredo Campos (Manaus), o Colégio Militar da Polícia Militar (Manaus), a Escola Estadual São Pedro (Maués), a Escola Estadual Gentil Belém (Parintins), a Escola Estadual Nossa Senhora das Graças (Manicoré) e a Escola Estadual Balbina Mestrinho (Manaus).

A programação da Semana da Pátria e do Amazonas prosseguirá com o tradicional desfile escolar no dia 05 de setembro, a ser realizado no Centro de Convenções (Sambódromo), a partir das 17h.