Merenda em Casa

banner 02_o que é (merenda em casa) (1)

O “Merenda em Casa” é um programa do Governo do Amazonas que distribuirá kits de merenda escolar para mais de 400 mil estudantes da rede pública estadual de ensino, em Manaus e nos 61 municípios do interior.

O benefício foi criado por meio do Decreto de nº 42.196, de 17 de abril de 2020. 

AS ORIENTAÇÕES GERAIS VOCÊ PODE ENCONTRAR AQUI.

banner 03_quem será beneficiado (merenda em casa)

O programa “Merenda em Casa” beneficiará alunos da rede estadual dos ensinos Fundamental, Médio e da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Estudantes de escolas militares e de Tempo Integral também estão entre os atendidos pela iniciativa do Governo do Amazonas.

O benefício será ofertado por matrícula, ou seja, as famílias que possuem dois ou mais alunos matriculados na rede pública estadual terão o kit fornecido para cada estudante.

banner 04_capital (merenda em casa)

O primeiro passo para receber o benefício do programa “Merenda em Casa” é a atualização do endereço do estudante, que deve ser feito por meio de um cadastro rápido no aplicativo SASI. A atualização na plataforma permitirá que as entregas sejam feitas nas residências dos estudantes.

Ao baixar o aplicativo, disponível nas lojas Apple Store e Google Play, os estudantes, pais ou responsáveis devem estar de posse do número de matrícula de cada aluno da residência. Quem não realizar a atualização do endereço não receberá o benefício, que vai ser enviado por meio de um sistema “delivery” para que sejam evitadas aglomerações. Os números de matrículas podem ser obtidos no boletim do aluno ou pelo site da Secretaria de Educação: www.educacao.am.gov.br.

Uma vez no SASI, o próximo passo é escolher a opção “Cadastro Rápido”. Nessa área, deverão ser preenchidos todos os dados solicitados. É importante que as informações sejam revisadas antes de enviar. Após a atualização do cadastro, o usuário já estará apto a receber o kit do “Merenda em Casa”. É fundamental que o cadastro seja feito no endereço em que será realizada a entrega, para que a ferramenta de georreferenciamento faça a leitura das coordenadas.

Quem já baixou o aplicativo e o ativou com o código “JUNTO” precisa apenas adicionar o novo código “SEDUC”. Para isso, na tela inicial do aplicativo, você precisa procurar um ícone similar a uma lista (três traços) que aparece ao lado de “Juntos no Combate – Covid -19”. Lá, você vai clicar na seta para baixo, que está ao lado de “Cidadãos – Juntos no Combate – Covid 19” . Em seguida, você clica no botão “+ Join new” e adiciona o código “SEDUC”. 

Todos devem ficar atentos às notificações do aplicativo. Por lá poderão ser acompanhadas as informações sobre o dia da entrega do kit.

banner 05_interior (merenda em casa)

Nos 61 municípios que integram o Amazonas, os kits do programa “Merenda em Casa” serão entregues na própria escola, mediante agendamento, dentro das normas de segurança. Mais informações a respeito da distribuição nessas localidades serão anunciadas pelas Coordenadorias Regionais de cada município. Fique atento e procure informações com a escola! 

banner 06_central de atendimento

A prioridade para a atualização do endereço será por meio do aplicativo SASI. No entanto, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto disponibilizará uma Central de Atendimento para auxiliar aqueles que não tiverem smartphone ou Internet. O atendimento poderá ser feito por meio de ligações telefônicas e aplicativos de mensagens, como WhatsApp.

O serviço funcionará, das 8h às 22h, por meio dos contatos: (92) 98400-5142 (WhatsApp) e 0800-046-4632 (Central de Atendimento).