Ministro faz avaliação positiva da merenda escolar do Amazonas

O Ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca do Governo Federal, Altemir Gregolin, cumpriu agenda na última sexta-feira (dia 12) em Manaus e dentre as várias programações das quais participou, visitou a escola estadual Manoel Rodrigues/Seduc, localizada no bairro Armando Mendes, e conheceu o Programa de Regionalização da Merenda Escolar desenvolvido pelo Governo do Estado.

Ao conhecer o Programa, o ministro avaliou positivamente a iniciativa do Estado que, neste ano, está incrementando a merenda escolar dos estudantes da rede pública com 39 itens alimentícios regionais, oriundos da produção agrícola do interior. “O Governo Federal tem procurado incentivar o incremento de alimentos regionais, como o peixe, nas escolas, de modo a favorecer a qualidade de vida dos estudantes por meio de uma alimentação saudável. Ficamos entusiasmados ao vir ao Amazonas e saber que aqui, isso já é realidade”, disse o Ministro.

Gregolim ressaltou ainda que, nestes moldes, o programa do Amazonas é pioneiro no Brasil. “O Governo Federal tem grande satisfação em saber que o peixe, por exemplo, é um item que faz parte do cardápio escolar. Devido o seu valor nutritivo, queremos que o pescado seja um item presente nas escolas do Brasil, assim como já é no Amazonas”, disse.

Ao conhecer e degustar, juntamente com os alunos da escola estadual Maria Rodrigues, os itens da merenda escolar regionalizada, o ministro comentou que a forma com que os itens são preparados e disponibilizados aos alunos, é um atrativo para o consumo de itens da região. “Percebo que no Amazonas, o peixe, por exemplo, é servido nas escolas como picadinho, o que facilita principalmente o consumo por parte das crianças”, comentou.

Na visita escolar, o ministro Altemir Gregolim esteve acompanhado da secretária Executiva de Educação (Seduc), Marly Honda, da Seretária de Educação Adjunta da Capital (sDUC), Ana Falcão, do presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Waldelino Cavalcante e do secretário de Produção Rural (Sepror), Eron Bezerra.

Eron lembrou que o Programa de Regionalização da Merenda Escolar desenvolvido no Amazonas, além de favorecer a qualidade de vida do aluno, gera emprego e renda para o pequeno produtor, que não tinha como escoar sua produção agrícola.

“Somente neste ano, o Governo do Estado destinou 13 milhões para o Programa em uma ação que beneficia o aluno, dando-lhes acesso a produtos alimentícios de qualidade, e também aos pequenos agricultores, que organizados em cooperativas têm a possibilidade de escoar sua produção tendo assim novas fontes de renda”, apontou o secretário da Sepror.