Nova EJA: há dez anos sem estudar, amazonense se prepara para voltar à sala de aula

SEDUC-AM (1)

Inscrições para a modalidade serão retomadas na quarta-feira (21/07)

Há mais de dez anos longe da sala de aula, o autônomo Anderson Silva, de 23 anos, viu na abertura de vagas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) a oportunidade de voltar a estudar e concluir os ensinos Fundamental e Médio. Ele já está com os documentos separados para realizar a inscrição, que acontecerá na quarta-feira (21/07) e na quinta (22/07).

“Eu vi que é preciso estudar para ter um futuro melhor. Antes, eu não gostava de estudar, mas agora eu gosto, sei que é importante. O bom é que ainda vou fazer amigos, vou sair de casa para estudar, vai ser legal”, diz o jovem, que posteriormente pretende estudar Ciência da Computação.

Silva acredita que as mudanças no projeto pedagógico da EJA, como cursar uma série por semestre e ter aula presencial em três dias da semana, ajudou a motivar as pessoas que querem voltar à escola. “Acho que é um bom jeito de estudar. Para quem precisa, é uma opção muito boa”, avalia.

SEDUC-AM (2)

Inscrições – Todo o procedimento será via Internet, pelo site www.matriculas.am.gov.br. Estudantes que cursaram a modalidade no primeiro semestre terão a rematrícula realizada automaticamente. Os interessados em realizar a matrícula na modalidade devem ter a idade mínima de 15 anos completos para 1º e 2º segmentos, e 18 anos completos para o 3º segmento.

Posteriormente, na escola, o aluno deverá apresentar documento oficial com foto, CPF, certidão de nascimento, certidão de casamento, histórico escolar, comprovante de endereço e comprovação de conclusão de escolaridade anterior para a etapa pretendida. Os menores de 18 anos deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Aqueles que tiverem dificuldades na inscrição poderão comparecer em qualquer escola da rede pública para ter auxílio na matrícula. O atendimento será das 8h às 17h, na quarta-feira (21/07) e na quinta (22/07).

FOTOS: Lincoln Ferreira/Seduc-AM