Novo Ensino Médio: professores da rede estadual participam de última formação de 2022

EDUCAÇÃO Formação NEM FOTO Eduardo Cavalcante (2)

Formações do NEM visam orientar profissionais para aplicação do currículo

Profissionais de educação da capital e de todos os municípios do Amazonas participaram, nesta quinta-feira (24/11), da culminância do curso de Formação Continuada de Implementação da Reforma do Currículo e do Ensino Médio no Amazonas. Realizada de forma remota desde agosto de 2021, a última edição de 2022 promoveu um encontro presencial com os participantes, na Escola Estadual Bilíngue de Tempo Integral (EETI) Prof. Djalma da Cunha Batista, na zona sul de Manaus.

A iniciativa acontece por meio da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Desporto e o Instituto Iungo. A proposta é desenvolver uma capacitação que oriente os profissionais da educação  sobre as práticas para o bom andamento do currículo do Novo Ensino Médio (NEM), que atualmente está sendo implementado nas escolas.

A coordenadora de Educação a Distância (EaD) do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), Hevanna Arce, descreve o objetivo de reunir presencialmente os educadores participantes do curso.

“Esse encontro é importante para a gente encontrar os nossos cursistas e para eles conhecerem alguns dos seus formadores e entenderem melhor como funciona esse processo de se aprofundar ainda mais com as mudanças que o NEM proporciona”, explica.

O professor do Núcleo de Gestão Curricular (NGC), Raphael Barbosa, apontou a importância do curso de formação para os educadores do Ensino Médio.

“É um processo de muita felicidade, onde você vê a concretização de um processo de transformação que eu, enquanto professor, vivenciei quando não conhecia bem a questão do Novo Ensino Médio. Convido os colegas que ainda não participaram, que façam esse curso, que vocês vão conseguir mudar suas práticas educativas”, convida o professor.

O curso contempla tanto educadores da capital quanto do interior. Os participantes que têm dificuldades de conexão com a internet são alcançados via aplicativo de mensagens, e assim recebem o material sem precisar baixar.

A formação tem carga horária de 40 horas. As aulas são ministradas por professores do Cepan e são acessadas no canal do Cepan Digital, no Youtube.

Expectativas

O objetivo para o próximo ano é levar o curso para mais educadores da rede estadual, aqueles que ainda não foram contemplados, para que o alcance da formação se multiplique.

O encontro presencial tratou do planejamento, para que a continuidade da formação permaneça colhendo ainda mais frutos no ano de 2023.

FOTOS: Eduardo Cavalcante/Seduc-AM